Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Por que dizem que os gatos têm 7 vidas?

Por que dizem que os gatos têm 7 vidas?

História

Conheça a surpreendente história por trás desse inocente ditado popular que remete ao período da Santa Inquisição

gatos

Para entender o motivo do surgimento desse termo é necessário voltar aos tempo da Santa Inquisição, período no qual bruxas, magos, ruivos, homossexuais, judeus, muçulmanos e inclusive os gatos não eram vistos com bons olhos.

O fundador da Santa Inquisição foi o Papa Gregório IX, para ele o gato preto era visto como um animal diabólico, e sua cor preta era considerada na época como “cor do mal e da vergonha”. O motivo dos gatos fazerem parte desse seleto grupo, é que eles estavam sempre rodeando os druidas e bruxos que viviam isolados, além disso por serem animais com hábitos noturnos, a Igreja passou a associar eles às trevas, principalmente os de cor preta. Como a intenção deles era por um fim nos gatos pretos, a única maneira disso acontecer era exterminando todos os gatos.

Os gatos pretos foram os mais perseguidos durante a Santa Inquisição.

Os gatos pretos foram os mais perseguidos durante a Santa Inquisição.

Muitos gatos foram mortos, e isso fez com que a quantidade de gatos diminuísse drasticamente. Porém, muitos apaixonados por gatos os criavam secretamente, fazendo com que a espécie não desaparecesse. Por mais que os inquisidores matassem os gatos, eles não paravam de surgir, confirmando ainda mais o pensamento deles sobre o gato ser coisa ruim, então eles passaram a dizer que os gatos tinham 7 vidas.

De acordo com diversos historiadores, a diminuição no número de gatos foi um dos motivos para o surgimento da maior pandemia de Peste Bubônica da história. A Peste Bubônica, conhecida também como Peste Negra, dizimou mais de um terço da população européia entre os anos 1347 e 1350. A doença era causada pela bactéria Yersinia pestis, que residia na pulga Xenopsylla cheopis, presente no rato preto indiano Rattus rattus.

A peste fez com que os gatos recuperassem sua população, pois eles eram cruciais para o controle da mesma. Outra versão é que os gatos teriam 7 ou 9 vidas, por terem diversas habilidades para escapar de situações perigosas, na qual ele corre perigo de vida.

5.00 avg. rating (88% score) - 1 vote

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas