Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Por que é proibido o uso de celular no posto de gasolina?

Por que é proibido o uso de celular no posto de gasolina?

Perigo

Se você reparar nos postos de gasolina notará que existem placas alertando que o uso de celulares no local é proibido, mas por que?

Usar o celular em um posto de gasolina pode ser perigoso (Imagem: Reprodução)

Usar o celular em um posto de gasolina pode ser perigoso (Imagem: Reprodução)

Ao ir em um posto de gasolina, é possível encontrar placas indicando que o uso de celular no local é proibido. Em São Paulo, existe uma lei que obriga o motorista a manter o aparelho desligado e, caso a pessoa se negue a fazer isso, ela pode ser multada.

Provavelmente você já deve ter notado que quando um carro está sendo abastecido é possível sentir o cheiro da gasolina – odiado por uns e amado por outros -, isso significa que existe uma nuvem de vapores do combustível no ar. Qualquer faísca próxima as bombas pode acabar causando uma combustão, explosão ou queima.

A bateria pode gerar uma faísca e causar uma explosão. (Imagem: Reprodução)

A bateria pode provocar uma faísca e causar uma explosão. (Imagem: Reprodução)

Como você provavelmente deve saber, seu celular pode provocar uma faísca, já que ele possui uma bateria, ou seja, ele pode causar uma explosão. Além disso, a energia estática que pode ser gerada pelo seu celular ao simplesmente tirá-lo do bolso também pode causar uma explosão. Porém, estudos mostraram que um celular em funcionamento normal não traz perigo algum de explosão.

Pelo sim, pelo não é melhor prevenir do que remediar, por isso de preferência desligue o seu celular na hora de abastecer, caso você precise urgentemente falar com alguém é melhor sair do carro e do posto.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas