Você está em: Clikaki »   Atualidades » Educação » Por que é tão difícil admitir um erro?

Por que é tão difícil admitir um erro?

Orgulho

Na maioria dos casos, a dificuldade de admitir um erro está no orgulho.

admitir-um-erro

Não admitir o erro pode levar a discussões longas e muitas vezes rudes. (Foto: Reprodução)

 Por que é tão difícil admitir um erro?

A maioria das pessoas tem uma opinião formada a respeito de intermináveis assuntos. Mas, uma falha bem comum da humanidade é se apegar demais a essas opiniões, não aceitando conselhos e negando-se a admitir um erro.

Na maioria dos casos, a dificuldade de admitir um erro está no orgulho. Talvez você já se tenha deparado com algum amigo que fez alguma coisa errada, e mesmo com todas as evidências ainda sim se recusaram a admitir que estivessem errado e o pior, culparam a outros pelo erro que cometeu. Tudo isso para não manchar a sua dignidade e manter a sua “boa aparência”.

Quando uma pessoa começa a jogar a sua culpa nas costas dos outros, talvez ela se torne também obstinada a eliminar a prova do seu “crime”.

E junto com esse orgulho de manter a “boa aparência” é que vem o medo e a vergonha. Ali na hora de admitir o erro, talvez à pessoa se sinta embaraçada com a situação e comece a inventar uma mentira atrás da outra, porque ela sabe que deverá pagar pelo que fez. Isso só piora a situação.

O que eles se esquecem é que, mais hora ou menos hora a verdade aparece e as consequencias podem ser até piores. Isso serve pra qualquer situação. Tanto pra quem quebrou o relógio da mãe quanto pra quem faltou várias vezes sem razão do serviço. Tanto a mãe pode deixar o filho de castigo ao invés de somente orienta-lo, como pode o patrão mandar a pessoa embora do trabalho ao invés de tentar entrar em um acordo. Se não admitirem que estavam errados, por exemplo.

O que você ganha em admitir um erro?

Além de uma consciência limpa, você ainda estará demostrando humildade e maturidade. As pessoas que admitem que estavam erradas e aceitam conselhos tem muito mais tempo de aprender com os seus erros e não comete-los novamente.

Não tem como fugir das consequencias, é claro, mas elas devem ser muito menores. Se essa pessoa mudar de atitude, é bem provável que as outras pessoas até admirem a sua conduta. Ou seja, se você quebrou o relógio da sua mãe, trate de admitir isso pra ela!

Avalie e compartilhe este artigo:

Por que é tão difícil admitir um erro?
2 votos, média de votos: 5.00 (pontuação: 97%)
publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas