Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Por que nosso cabelo fica branco?

Por que nosso cabelo fica branco?

Maturidade

Os fios brancos são algo que infelizmente ninguém está a salvo. Cedo ou tarde você também terá eles, mas por que isso eles ficam assim? Descubra

É impossível escapar dos cabelos brancos (Imagem: Reprodução)

É impossível escapar dos cabelos brancos (Imagem: Reprodução)

Essa é uma realidade que infelizmente ninguém irá conseguir escapar, um dia nossos cabelos começaram a ficar brancos. Isso é algo que acontece com qualquer um, e pode ser considerado como um “presente” da maturidade, mas por que essa mudança acontece?

O responsável é um hormônio produzido pela pele que determina qual é a cor dos fios do seu cabelo chamado melanina, sua capacidade é definida pela genética, isso explica o motivo de alguns demorarem mais para terem cabelos brancos do que outros.

A diminuição da produção de melanina faz com que os fio fiquem brancos (Imagem: Reprodução)

A diminuição da produção de melanina faz com que os fio fiquem brancos (Imagem: Reprodução)

Conforme vamos envelhecendo, a produção de melanina vai diminuindo. Segundo alguns cientistas o motivo da diminuição da produção de melanina é o acúmulo de peróxido de hidrogênio (o mesmo vale para a “água oxigenada” que também é produzido pelo nosso organismo).

Prever quando você irá ficar com os cabelos grisalhos é impossível, como já dito isso irá depender da sua genética e de alguns outros fatores como: estresse, traumas, doenças, etc. De acordo com estudos, após completarmos 30 anos as chances dos primeiros fios brancos surgirem aumenta de 10% a 20% a cada década.

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas