Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Por que o Mar Morto é chamado assim?

Por que o Mar Morto é chamado assim?

Mar Morto

Um dos dos mares mais famosos e conhecidos do mundo é o Mar Morto, mas você sabe o por que ele tem esse nome? Descubra aqui

O Mar Morto fica na divisa entre Israel e Jordânia

O Mar Morto fica na divisa entre Israel e Jordânia

Localizado no Oriente Médio, o Mar Morto banha a Jordânia e Israel e é alimentado pelo Rio Jordão. Ele é um dos mares mais conhecidos do mundo, principalmente por ter sido citado na Bíblia diversas vezes, onde foi chamado por vários nomes. Mas, por que ele acabou recebendo esse nome?

O motivo de ter recebido esse nome é pelo excesso de sal nas suas águas, isso praticamente impossibilita a vida ali. O único ser vivo que habita o Mar Morto, é a bactéria Haloarcula marismortui, que tem a habilidade de filtrar os sais e sobreviver.

A grande quantidade de sal na água impossibilita a vida no Mar Morto

A grande quantidade de sal na água impossibilita a vida no Mar Morto

Para se ter uma ideia do tanto de sal que tem nessas águas é só fazer uma comparação simples, em oceanos comuns a média é de 35 gramas de sal por litro de água, já o Mar Morte tem quase 300 gramas. A razão dessa enorme diferença é que a região onde eles fica é muito quente e seca, isso faz com que a evaporação seja muito mais rápida e impede a reposição da água pela chuva.

O Mar Morto também é o local mais baixo do planeta, alguns pontos chegam até mesmo a ficar a mais de 400 metros abaixo do nível dos oceanos, isso também influencia na alta concentração salina, pois grande parte das partículas que se soltam dos terrenos a sua volta escoam em sua direção.

Ninguém consegue afundar nas suas águas do Mar Morto, devido ao sal

Ninguém consegue afundar nas águas do Mar Morto, devido ao sal

Algo muito interessante que ocorre no Mar Morto e que atraí diversos turistas é que ninguém consegue afundar nas suas águas, o motivo é o mesmo, a grande quantidade de sal, que faz com que ele seja muito mais denso do que o corpo humano.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Comentários

Doralice Tabosa comentou:

Muito boa essas informações, obrigada!

Responder

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas