Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Por que os cachorros dão voltinhas antes de se deitar?

Por que os cachorros dão voltinhas antes de se deitar?

Hábito

Mesmo que você não tenha um cão, provavelmente já deve ter visto um dando 'voltinhas' antes de se deitar, mas você sabe o motivo deles fazerem isso? Descubra

Descubra o motivo das 'voltinhas' que os cães dão antes de se deitar (Imagem: Reprodução)

Descubra o motivo das ‘voltinhas’ que os cães dão antes de se deitar (Imagem: Reprodução)

Mesmo não sendo uma regra geral, a maioria dos cães tem o hábito de parar em algum lugar e andar em círculo algumas vezes antes de se deitar. Mas, por que eles fazem isso? Bem, ainda não é possível afirmar com certeza o motivo, porém existem diversas teorias que tentam dar uma resposta a essa pergunta.

Uma delas sugere que esse costume surgiu antes mesmo dos cães serem domesticados, na época em que eles andavam em bandos e dormiam ao ar livre, então, na hora de dormir, os cães davam essas “voltinhas” para espantar os insetos, para não se deitar em uma cobra ou outro animal perigoso e para amassar qualquer vegetação que pudesse os atrapalhar ao se deitarem.

Acredita-se que esse costume surgiu antes mesmo dos cães serem domesticados (Imagem: Reprodução)

Acredita-se que esse costume surgiu antes mesmo dos cães serem domesticados (Imagem: Reprodução)

Existe também uma teoria que afirma que antes de se deitar o cão dava suas ‘voltinhas’ para farejar o ar em todas as direções ao redor do local onde ele dormiria para verificar se nenhum predador estava próximo.

Outra teoria aponta que esse pode ser um hábito social entre os cães, pois quando faziam parte de uma matilha de cães selvagens ou de uma alcateia – já que algumas raças descendem de lobo – os membros das mesmas costumam dormir em um círculo. O local era escolhido pelo líder do bando, em seguidas os demais se deitavam ao redor dele, para que se mantessem mais seguros e aquecidos

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas