Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Por que os dedos enrugam na água

Por que os dedos enrugam na água

Algumas pesquisas realizadas por cientistas na Grã-Bretanha mostram que o acontecimento dos dedos ficarem enrugados depois de muito tempo na água pode ser um benefício obtido ao longo da evolução em milhares de anos. No norte da Inglaterra, cientistas investigaram por meio de experimentos, a razão de os dedos se enrugarem na água. Os cientistas […]

Algumas pesquisas realizadas por cientistas na Grã-Bretanha mostram que o acontecimento dos dedos ficarem enrugados depois de muito tempo na água pode ser um benefício obtido ao longo da evolução em milhares de anos. No norte da Inglaterra, cientistas investigaram por meio de experimentos, a razão de os dedos se enrugarem na água.

Os cientistas pediram que os voluntários pegassem bolinhas de gude dentro de um balde d’água somente com uma mão e as passassem por um pequeno buraco, colocando as bolas de gude em outro lugar.

Os participantes que estavam com o dedo enrugado pela umidade concluíram a tarefa mais rápido do que os participantes que estavam com os dedos lisos. Tudo isso se baseia em um estudo que indica que as rugas tem um desempenho de tornar mais simples a manipulação de objetos submersos ou molhados.

Por muito tempo ficou aquela tese de que quando os dedos ficavam enrugados significava um tipo de inchaço devido ao contato frequente com a água. Era considerado uma reação automática, e que não tinha nenhuma serventia. Pesquisas recentes revelam que as rugas são indícios de vasoconstrição devido a resposta à água, que é uma reação comandada pelo sistema nervoso.

Alguns cientistas, para nossos antepassados ter dedos que seguram melhor objetos molhados seria uma vantagem na busca por alimentos em rios. Agora os cientistas buscam respostas se nos animais primatas do homem existe esse mesmo atributo. Se for algo que veio dos primatas pode ser uma função locomotora, pelo fato dos macacos se locomoverem em arvores ou vegetação molhada e se for algo exclusivo dos humanos, pode se considerar a procura de alimentos no rio.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas