Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Por que os insetos ficam voando em volta da luz?

Por que os insetos ficam voando em volta da luz?

Teoria

Com certeza você já deve ter visto aquele aglomerado de insetos rodando e rodando ao redor de um poste, mas você sabe o motivo desse comportamento? Descubra a resposta aqui.

A ciência ainda não consegue responder com certeza o motivo desse comportamento.

A ciência ainda não consegue responder com certeza o motivo desse comportamento.

Os insetos voadores são com certeza os animais mais irritantes do mundo. Atrapalhar nosso sono, ficar rodando na nossa frente, entrando na frente da televisão são apenas algumas das artimanhas irritantes que os insetos fazem. Mas, o fato deles ficarem rondando uma lâmpada acessa acaba chamando a nossa atenção, você sabe o motivo disso?

Até o momento a ciência não conseguem responder a essa pergunta com certeza absoluta, porém existem diversas especulações defendidas por uma série de idéias e propostas dos cientistas, algumas delas defendidas o que sabe até o momento é que os insetos voadores utilizam a luz para se orientar e quando veem uma luz artificial, acabam ficando “hipnotizados” por elas. Os cientistas relacionam esse comportamento a uma confusão do sistema interno de navegação dos insetos.

A teoria mais aceita é que por os insetos serem guiados pela luz do sol e da lua, quando se deparam com uma luz artificial, seu censo de movimentação fica confuso.

A teoria mais aceita é que, por os insetos serem guiados pela luz, ao se deparam com uma luz artificial, sua navegação fica confusa.

De acordo com pesquisadores, os insetos utilizam para se guiar um método chamado de orientação transversal, isso significa que eles voam num ângulo constante relacionado a uma fonte de luz – como o sol, a lua e as estrelas – , por isso ao encontrarem uma luz artificial, eles acabam a vendo como uma “lua artificial”, confundindo a sua navegação, fazendo com que eles fiquem voando em círculos ao redor da lâmpada, até se cansarem e caírem.

Uma outra teoria, criada pelo entomologista Philip Callahan, explica esse curioso fato, afirmando que o espectro de luz infravermelho emitido pela luz artificial tem a mesma frequência que é emitida pelo os feromônios das mariposas fêmeas. Isso faz com que os insetos acabem sendo atraídos pela luz artificial por um instinto natural de acasalamento.

Os cientistas ainda possuem diversas dúvidas sobre esse assunto, e todas as repostas criadas para tentar explicar esse comportamento inusitados dos insetos são apenas hipóteses. Esperamos que em breve essa questão possa ser respondida para sanarmos nossas dúvidas de uma vez por todas.

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas