Por que os navios não afundam na água?

Gostou? Seja +1!

Categoria: Curiosidades
Postado em:
Home » Curiosidades » Por que os navios não afundam na água?





COMO MUITOS sabem os navios são grandes embarcações que podem ser usados tanto para viagens ou para transportes de mercadorias. Porque um objeto tão grande e tão pesado não afunda?

Descubra por que algo tão grande e pesado não afunda

Descubra por que algo tão grande e pesado não afunda

Os navios flutuam porque existe uma força chama empuxo que faz com que o navio não afunde. Para exemplificar, vamos fazer de conta que você acabou de entrar em uma piscina.

Todo aquele volume de água que você deslocou tem o mesmo peso que o seu corpo. Você pode não perceber, mas quando você entra dentro de uma piscina a altura na água dela aumenta, isso acontece porque você está ocupando um espaço que era para ser da água. Se você pesa 60 quilos, o “peso” da água deslocada será de 60 quilos também. Mas, o que acontecê se você encher o seu peito de ar dentro da piscina? Você flutuará porque a densidade média do seu corpo será menor que o peso da água que você deslocou. Se você expelir todo aquele ar você provavelmente começará a afundar.

Esse princípio de densidade se aplica a qualquer corpo que entre na água. Pesando ele 1 quilo ou infinitas toneladas.

O que define se algo vai boiar não é o peso do corpo, mas sim sua densidade

O que define se algo vai boiar não é o peso do corpo, mas sim sua densidade

Mas você deve estar se perguntando agora, o que é a força empuxo? Essa força pode ser notada quando mergulhamos um objeto na água, nós percebemos que ele sofre uma ação que o empurra para cima, assim parece que o peso do objeto diminuiu.  Não foi o peso que diminuiu,  mas a densidade dele é menor que o peso da água que ele desloca. Quanto mais você tentar afundar uma bola de plástico no fundo do mar, mais força você terá de fazer porque a força do empuxo estará agindo sobre ela e a densidade da bola é extremamente menor do que seu peso.

Se o navio tivesse uma pressão igual da parte superior e inferior, essas forças iriam se igualar e a pressão seria nula e o empuxo não teria nenhum efeito sobre o navio. Portanto o navio pesando 1 tonelada com uma densidade menor do que seu peso flutuará na água.

De acordo com o principio de Arquimedes, nós sabemos que:

Empuxo = peso do líquido deslocado.
O empuxo é a força que leva o objeto para a superfície da água

Peso = Força gravitacional que o leva para o fundo.
O peso é a força responsável por levar o objeto até o fundo

O peso do navio desloca certo volume de água que acaba provocando uma reação em sentido contrário. Ou seja: quando o navio está em perfeito equilíbrio significa que o seu peso é igual a forca de empuxo.

Mas não é apenas isto que faz com que o navio flutue, pois o navio possui um casco que facilita o seu equilíbrio. Quando o navio está leve ele flutua com grande parte do seu casco fora da água. Quanto mais peso mais ele imerge.

Por isso que cada navio pode carregar certa quantidade de peso e o seu carregamento deve ser organizado corretamente para que o navio possa ter estabilidade.

Outro fator para que um barco possa flutuar é a densidade da água, pois quanto mais densa a água mais o barco flutuam. Como muitos sabem a água salgada é mais densa que a água doce, pois ela contem sais dissolvidos.