Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Por que os pássaros voam em forma de V

Por que os pássaros voam em forma de V

Companheirismo

Certamente alguma vez em sua vida você já viu aquele bando de aves voando em forma de V no céu, descubra o motivo desse comportamento.

Pássaros em formação de V

Pássaros em formação de V

Os pássaros são realmente animais incríveis, principalmente porque eles contam com a habilidade de voar, o que é um sonho de muitas pessoas. Todos os anos esses animais percorrem quilômetros em vôos, viajando de região em região para escaparem do clima desfavorável, porém eles só conseguem isso se houver cooperação em grupo.

Com certeza você já deve ter visto um grupo de pássaros migrando, e deve ter notado que eles sempre estão em posição de V. Para entender o por que dessa formação é necessário saber antes que voar sozinho para uma ave não é tarefa fácil, pois enquanto estão voando, a parte de trás do corpo da ave e a ponta de suas asas, sofre com muita turbulência, ou seja, o ar se move de forma desordenada nessa região tirando a estabilidade, para que ele consiga se manter no ar a ave precisa fazer um grande esforço.

A ave que lidera o grupo é a que mais se cansa

A ave que lidera o grupo é a que mais se cansa

Porém, quando uma ave voa atrás de outra ave ou da ponta de sua asa, ela se beneficia do deslocamento de ar causado pela ave da frente, fazendo com que ela economize muito mais energia. Sendo assim a ave que mais sofre é a líder, ou seja, a que está na frente de todos, mas para não ser injusto a liderança é sempre revezada.

Além disso, elas preferem a posição em V, pois assim elas conseguem ter um melhor campo de visão, porém alguns pesquisadores acreditam que as aves utilizam esse posição por questão de higiene, pois assim não tem perigo de uma ave acabar acetando o número dois na outra.

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas