Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Por que os potes fechados a vácuo são tão difíceis de abrir?

Por que os potes fechados a vácuo são tão difíceis de abrir?

FORÇA!

Abrir um pote fechado a vácuo nem sempre é uma tarefa fácil, por maior que seja a força que fazemos, parece que é impossível abri-lo. Mas, por que?

Abrir um pote fechado a vácuo ás vezes pode ser bem difícil

Abrir um pote fechado a vácuo, pode ser bem difícil

Você com certeza já deve ter travado uma batalha com um pote fechado a vácuo alguma vez. Todos nós temos “estratégias” quando nos encontramos nessa situação, como: dar soquinhos no fundo, colocar o vidro debaixo da torneira ou tentar enfiar a ponta de uma faca entre a tampa e a boca do recipiente.

Mas, você já se perguntou por que é tão difícil abrir um pote fechado a vácuo? A resposta a essa pergunta é simples, e pode até mesmo parecer um pouco confusa. O que mantém a tampa tão presa ao pote é o ar, ou melhor, a falta dele.

O vácuo possui um poder surpreendente, prova disso foi uma pesquisa feita pelo cientista alemão Otto von Guericke, em 1654, que revelou ao Imperador Romano-Germânico Fenando III que dois grupos de oito cavalos não tinham força suficiente para separar duas semiesferas unidas pelo vácuo.

Experiência feita por Otto von Guericke

Experiência feita por Otto von Guericke

Explicando de uma maneira simples, o que ocorre é que o ar empurra cada centímetro quadrado de tudo o que nos rodeia, e exerce uma pressão com uma força equivalente ao peso de 10 toneladas sobre cada metro quadrado da superfície. Porém, quando um embalagem possui vácuo, essa força deixa de existir, ou seja, não existe nenhum força que se contraponha à da atmosfera, tornando assim a tampa bem resistente.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas