Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Por que sentimos um choque ao bater o cotovelo?

Por que sentimos um choque ao bater o cotovelo?

Irritante

Você com certeza já deve ter sentido esse famoso 'choquinho' ao bater o cotovelo, mas sabe por que isso acontece? Descubra aqui

Sentir o famoso 'choquinho' as vezes é irritante

Sentir o famoso ‘choquinho’ as vezes é irritante

Quem nunca bateu o cotovelo em alguma coisa e sentiu aquele famoso ‘choquinho’? Provavelmente todo mundo. Com certeza essa não é umas das sensações mais gostosas do mundo, porém é algo bastante intrigante. Caso você já tenha se perguntado, como uma pancada tão leve pode causar esse choque, confira a resposta da ciência para essa pergunta.

Segundo pesquisadores, quando isso acontece geralmente significa que a batida atingiu a parte interna do cotovelo, mais precisamente o nervo ulnar, que acaba criando essa sensação de descarga elétrica.

Caso você não saiba, a função dos nervos é transmitir mensagens por meio de impulsos elétricos, cada sensação que sentimos possui um padrão de descarga elétrica de milésimos de volt, porém quando estimulamos o nervo ulnar através de uma batida, a descarga liberada e transmitida ao cérebro é similar a um padrão de descarga de um choque elétrico real.

O nervo ulnar não possui muito proteção, visto que ele está localizado em uma região subsuperficial e não possui nenhum músculo sobre ele. O impacto nesse nervo também causa formigamento e frio ou calor na mão e antebraço. O motivo disso é que essas sensações são provocadas pela compressão do nervo, o que diminui a sensibilidade da mão.

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas