Você está em: Clikaki »   Esportes » Futebol » Porque a seleção brasileira de futebol é chamada de canarinho

Porque a seleção brasileira de futebol é chamada de canarinho

Apelido

Saiba o motivo pelo qual a seleção mais vitoriosa de todos os tempos é chamada por muitos de "Seleção Canarinho"

seleção-brasileira-canarinho

Pelo menos uma vez enquanto estava assistindo um jogo da seleção brasileira, você já deve ter ouvido o narrador ou o comentarista chamar a nossa seleção pelo nome de canarinho. Mas, você sabe o motivo desse apelido?

Para sabermos a resposta, nós precisamos voltar ao início da história da seleção brasileira. Até a copa de 1950 – primeira Copa do Mundo sediada no Brasil – a seleção utilizava camisas de cor branca com gola azul como principal uniforme, porém isso mudou depois daquela copa que ficará marcada para sempre na mente dos brasileiro. Em 1953 a CBF decidiu mudar as cores da seleção brasileira.

O apelido "Seleção Canarinho" surgiu em 1954.

O apelido “Seleção Canarinho” surgiu em 1954. (Foto: Fonte)

Para isso, foi realizado um concurso nacional, onde a exigência era criar um novo uniforme que tivesse as quatro cores da bandeira nacional. O grande vencedor foi Aldyr Garcia Schlee, um jovem gaúcho de 19 anos, dele veio a ideia do uniforme de utilizar uma camisa amarelo-canário com detalhes verdes e calção azul.

O uniforme desenhado por ele fez sua estréia na Copa do Mundo da Suíça em 1954, onde a seleção brasileira acabou recebendo o apelido “Seleção Canarinho”, graças ao saudoso radialista brasileiro Geraldo José de Almeida.

O apelido foi abraçado pela torcida e acabou pegando, por isso ele é até hoje utilizado como o apelido oficial da seleção mais vitoriosa de todos os tempos.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Comentários

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas