Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Porque as formigas se cumprimentam?

Porque as formigas se cumprimentam?

Bem educadas?

Você já deve ter notado em uma trilha de formigas que elas sempre que se encontram param para se 'cumprimentar', mas sabe o por que?

Ao se encontrarem as formigas conseguem identificar se elas pertencem ao mesmo grupo

Ao se encontrarem as formigas conseguem identificar se elas pertencem ao mesmo grupo

Quem nunca viu um caminho de formigas e observou que sempre quando uma se encontra com a outra elas param e meio que se “cumprimentam”, depois seguem fazendo seu trabalho. Mas, por que será que elas fazem isso?

Na verdade, o motivo desse comportamento é que as formigas possuem um sistema de comunicação muito peculiar através das antenas, ao se encontrarem elas reconhecem umas as outras através do cheiro, para que assim elas possam detectar se fazem parte do mesmo grupo.

As formigas não permitem nenhum invasor em sua colônia

As formigas não permitem nenhum invasor em sua colônia

Caso você não saiba, uma formiga não aceita intrusos em sua colônia, por questões de segurança. Para que isso não aconteça elas precisam estar sempre atentas a qualquer sinal de invasão. O mesmo serve para detectar uma formiga doente, que é isolada imediatamente do grupo.

As formigas produzem o feromônio através de uma reação química que é exalado através de glândulas marcando o caminho pelo qual ela passou e servindo para se comunicar com outras formigas. Diversos animais também produzem o feromônio que influência no comportamento ou no desenvolvimento morfológico de outros animais da mesma espécie, como é o caso das mariposas.

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas