Você está em: Clikaki »   Atualidades » Meio Ambiente » Porque manter as ruas limpas

Porque manter as ruas limpas

educação

Manter as ruas limpas não é só uma questão de boa educação. No Brasil, muita gente ainda joga o lixo em qualquer lugar.

Manter as ruas limpas é mais do que uma questão de cidadania, mas sim, de educação

Manter as ruas limpas é mais do que uma questão de cidadania, mas sim, de educação. (Foto: Reprodução)

Manter as ruas limpas também não é só uma questão de boa educação. As ruas podem parecer que não tem dono, mas tem sim. Elas são mantidas por impostos e contribuições da população e, diferente do que todo mundo pensa, todos tem sua parcela de propriedade nelas.

Rua suja é um problema muito sério. Traz mau cheiro, atrai ratos, insetos e outros parasitos que trazem muitas doenças, como gastroenterite, disenteria, amebíase, peste, tifo entre infindáveis outras. Por causa da quantidade excessiva de lixo nos bueiros e galerias pluviais isso pode causar alagamentos e enchentes na cidade.

No Brasil, muita gente ainda joga o lixo em qualquer lugar. É quase certo de que apenas metade do lixo é coletada da maneira correta. Grande parte vai parar em aterros clandestinos, a céu aberto, e outra parte acaba sendo jogada em lixos, nas matas ou na própria rua mesmo.

Em comunidades carentes que às vezes não têm o serviço de coleta, muitas vezes o lixo é jogado nas encostas e margens de água. Quando a chuva vem forte, o lixo acaba criando transtornos como desmoronamentos e desabamentos.

Rua limpa em Coritiba

Ruas limpas mostram o respeito e o nível de educação da população. (Foto: Photobucket)

O problema da coleta de lixo ainda é grande, mas felizmente há uma luta cada vez maior para tornar as cidades mais limpas. Prefeituras, associações comunitárias e ONGs estão passando realizando mutirões de limpezas nas ruas, bosques e praias.

Em 2006, por exemplo, a Prefeitura de Fortaleza realizou um mutirão da limpeza que reuniu uma pirâmide de lixo na Praça Ferreira formada por 3000 sacos, contendo 70 toneladas de lixo, tudo isso em apenas um dia de trabalho.

Se existir a conscientização por parte de cada um, as ruas ficarão mais limpas e saudáveis.

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas