Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Porque os castores constroem barricadas?

Porque os castores constroem barricadas?

Proteção

Você já deve ter visto alguma vez na televisão as barricadas construídas por castores, mas porque eles constroem isso?

castor

Os castores são excelentes nadadores.

Os castores são mamíferos que podem chegar a pesar 30 quilos e medir até 30 centímetros de altura e 2 metros de comprimento. A gestação desse animalzinho dura cerca de 100 dias, ele se alimenta principalmente de  raízes, galhos, folhas e plantas aquáticas. Um castor é capaz de viver aproximadamente 20 anos e é encontrado na América do Norte, Europa e Ásia.

Além de um construtor talentoso, ele também é um excelente nadador sendo capaz de nadar rapidamente e ficar submerso por até 15 minutos, porém, na terra, ele se movimenta devagar. Assim como as formigas, os castores saem em busca de comida, levam para a toca e fazem estoques para que nos dias frios, eles possam ficar todos juntos dentro de casa.

Os castores possuem uma audição bem desenvolvida, e seus ouvidos tem válvulas que se fecham e evitam a entrada de água. O faro dos castores também é bastante aguçado, e pelo cheiro eles conseguem reconhecer seus parentes e detectar ameças. Seus dentes da frente são uma ferramenta poderosa, capazes de cortar galhos facilmente. Os olhos dos castores possuem pálpebras transparentes que servem de proteção quando eles estão mergulhando.

casa-do-castor

Exemplo de casa construída por castores.

Mas, porque eles constroem barragens?

Por serem animais que vivem em família, os castores buscam sempre bons lugares para construir suas casas, por isso eles constroem-nas em margens de rios e lagos ou no meio deles, por serem locais de difícil acesso aos predadores. Suas casas são feitas com pedaços de madeira, pedras e lama, e as represas servem como proteção para elas, pois tem a função de manter a água numa altura mínima, e caso chova demais e o nível da água suba, os castores abrem buracos em suas barricadas como se fosse comportas de uma represa, para que o nível da água continue normalizado, prevenindo que sua casa seja inundada.

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas