Você está em: Clikaki »   Educação » Vestibular » Possíveis temas da redação do Enem 2013

Possíveis temas da redação do Enem 2013

Prepare-se

Neste ano a principal alteração no Enem, será o rigor dado à correção das redações. Essa medida foi tomada, devido a dois fatos que aconteceram nas redações do Enem 2012.

enem-2013

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) já teve suas inscrições encerradas e para a surpresa dos participantes deste ano, o número de inscrições alcançou um número recorde. De acordo com o MEC (Ministério da Educação) o número de inscrições foi de 7.834.024, superando o recorde do Enem 2012 que foi de 6.497.466 inscritos. Foram apenas 14 dias de inscrições abertas, quem desejasse fazer a prova deveria se cadastrar no site, e pagar uma taxa de R$ 35, no Banco do Brasil.

Neste ano a principal alteração no Enem, será o rigor dado à correção das redações. Essa medida foi tomada, devido a dois fatos que aconteceram nas redações do Enem 2012, em uma das redações o candidato escreveu no meio do seu texto uma receita de miojo, na outra o participante escreveu um trecho do hino do Palmeiras, o mais incrível foi que eles ganharam 560 e 500 pontos, respectivamente. Por isso, uma nova regra foi inserida para que isso não volte a acontecer, esse novo item prevê nota zero para casos do tipo em que a redação que apresente parte do trecho deliberadamente desconectada com o tema proposto, seja considerada “anulada”.

Possíveis temas da redação do Enem 2013

Infelizmente não tem como saber o tema da redação, ele só será revelada no dia da prova, por isso não adianta tentar ir escrevendo um esboço para a sua redação, mas é bom você já ir treinando e estudando sobre os possíveis temas. Como todo o ano, a redação do Enem é baseada em temas atuais de caráter social, ou seja, são relacionados a questões coletivas da atualidade, por isso tente manter uma leitura de noticias em jornais, revistas e sites.

São muitos os temas que podem cair na prova, por isso é necessário que você estude muito, para não ser surpreendido na hora da prova, alguns temas que podem ser utilizados na prova são (não se esqueça, esse são apenas possíveis temas):

Esporte como fator de inclusão social;

Violência nas escolas;

Caos no trânsito;

Rio +20;

Maioridade penal;

Desenvolvimento Sustentável;

Casamento homossexual.

Enem

Como as redações do Enem são corrigidas

As redações do Enem são corrigidas com base em cinco competências, cada uma deles vale 200 pontos, sendo assim a pontuação máxima que pode ser atingida é de 1.000 pontos. Os corretores da redação devem avaliar as seguintes competências do candidato:

Demonstrou domínio da norma padrão da língua escrita;

Compreendeu a proposta de redação e aplicou conceitos de diversas áreas de conhecido, para desenvolver o tema sem sair do limite do texto dissertativo-argumentativo;

Selecionou, relacionou, organizou e interpretou informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;

Demonstrou conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para construir um argumento;

Elaborou propostas de intervenção para o problema citado, respeitando os direitos humanos.

A cada dia que passa o Enem está cada vez mais próximo, por isso tenta reservar algumas horas diariamente para estudar, redija textos e passa para que alguém leia e dê sua opinião. Não se esqueça de que ninguém irá conseguir uma boa nota no Enem “na sorte”, por isso estudo o máximo que você conseguir.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas