Você está em: Clikaki »   Saúde » Bem-Estar » Prepare sua filha para a primeira menstruação

Prepare sua filha para a primeira menstruação

Conselhos

A primeira menstruação de uma garota não é algo simples, os pais têm um papel fundamental para que tudo ocorra bem.

É na puberdade que acontecem grandes mudanças no corpo das meninas e surgem muitas dúvidas sobre como lidar com elas. O desenvolvimento mais marcante na vida de uma mulher é a sua primeira menstruação. O que você pode fazer para ajudar suas filhas nesse sentido? Saiba aqui.

Converse com sua filha, ajude-a

Converse com sua filha, ajude-a

Existem hoje milhares de fontes de informações sobre a menstruação. Até mesmo as escolas, livros e profissionais da saúde têm falado sobre esse assunto. Algumas das histórias mais negativas na vida de algumas mulheres foram contar como foi receber a primeira menstruação sem ter recebido orientação alguma. Apanhadas de surpresa muitas meninas não sabem o que fazer, nem o que esse novo ciclo representa. É necessário que os pais em especial as mães passarem todas as informações possíveis sem sentir embaraço sobre o assunto. A menstruação é um ciclo comum entre todas as mulheres e não deve deixar de ser explicado para quem está começando ele. O papel dos pais nesse sentido é essencial. É preciso passar para sua filha que a menstruação é algo comum e que seu sangramento faz parte do processo normal que ocorre durante alguns dias, como também em algumas mulheres cólicas abdominais que podem ser resolvidas com medicamentos adequados.

Quando começar

Existe uma dúvida muito grande nos pais sobre quando devem começar a falar sobre menstruação para suas filhas. Segundo médicos a idade média para a menstruação ocorrer é entre 11 e 13 anos, embora já houvesse casos dela se iniciar em algumas meninas com apenas 8 anos de idade e já outras entre seus 16 a 17 anos. É sempre importante orientar sua filha antes da menstruação começar. Ela precisa saber como lidar com essa ”surpresa” se ela não estiver em casa quando isso acontecer. Não é necessário pânico nem pavor algum. É importante que elas saibam de algumas mudanças físicas e emocionais que surgirão após isso. Procure manter desde de cedo uma linha de comunicação aberta com sua filha para ela se sentir a vontade para conversar com você sobre assuntos íntimos. Opte por um lugar tranquilo e seja uma boa ouvinte. Procure contar a ela como você lidou quando foi sua primeira menstruação,compartilhe experiências e passe todas as informações que forem práticas úteis para ela. Esteja sempre presente, com o tempo sua filha vai perceber que seu esforço em ajuda-la deixou grandes resultados.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas