Prevenindo lesões causadas por estresse constante ao uso de computadores

Gostou? Seja +1!

Categoria: Dicas
Postado em:
Home » Dicas » Prevenindo lesões causadas por estresse constante ao uso de computadores





Prevenindo lesões causadas por estresse constante ao uso de computadores

Tanto aqueles que usam o computador para se divertir quanto aqueles que usam o computador para trabalhar sempre solicitam cadeiras confortáveis para usá-los, devido a dores e lesões nas costas.

Porém uma lesão que é esquecida entre os que trabalham e usam demais o computador é a síndrome do túnel carpal (tendinite);  lesões nos pulsos ou na mão causadas por extensos períodos de digitação.

O túnel carpal é uma abertura no pulso por meio da qual passam vários nervos. Na síndrome do túnel carpal, o túnel fica deformado como resultado de a pessoa ter mantido o pulso rígido por longos períodos, que é o que ocorre ao teclado. Quando o túnel fica deformado, ele pode apertar os nervos que passam por ali e provocar muita dor e invalidez.

Entre as lesões causadas por estresse constante, um grupo de indisposições provocadas pelo uso contínuo do corpo de uma maneira que ele não está preparado para trabalhar a tendinite é a mais conhecida. A tendinite pode debilitar tanto que os trabalhadores que sofrem desse mal precisam tirar semanas e até meses de licença.

Se você trabalha com computadores, saiba que nos Estados Unidos processos já foram abertos processos contra empregadores que não protegem seus empregados contra esse tipo de lesão, por não terem seu espaço de trabalho projetado de acordo com as leis da ergonomia.

É melhor previnir do que remediar

Várias soluções foram propostas para tornar o trabalho ao teclado mais confortável e para ajudar a previnir a tendinite.

A primeira delas é colocar o teclado na altura adequada. Na hora de instalar o seu computador, você deve simplesmente colocar o teclado sobre a mesa. O problema é que, se a sua cadeira está posicionada de forma correta, as mesas geralmente ficam altas demais para o teclado. O ideal é que suas mãos fiquem na mesma altura dos cotovelos, ou ligeiramente mais baixas, quando sobre o teclado.

Para solucionar esse problema, muitas mesas para computadoras são mais baixas do que as tradicionas e ainda outras vem com prateleiras ajustáveis que posicionam o teclado na altura correta

Outra solução para a fadiga do pulso é um suporte que pode ser colocado no teclado ou na frente dele. Esse suporte permite que você relaxe os braços e os dedos para digitar.

Não se esqueça de parar dez minutos a cada uma hora de trabalho para relaxar e descansar o corpo.

Saúde em primeiro lugar.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes