Você está em: Clikaki »   Educação » História » Primeira Revolução Industrial resumo

Primeira Revolução Industrial resumo

Carvão e Vapor

Crescimento acelerado de produção, aumento populacional de grandes metrópoles e o uso do carvão e vapor são fortes características da Primeira Revolução Industrial.

A fundição de ferro em blocos, de Herman Heyenbrock (1890).

A fundição de ferro em blocos, de Herman Heyenbrock (1890).

O que foi?

A Primeira Revolução Industrial foi um período onde a ciência entrou em um constante processo de evolução, proporcionando para as pessoas da época novas tecnologias que aceleraram os meios de produção, facilitando assim a vida do homem.

Ela foi muito importante também para desenvolver e acelerar o sistema capitalista. Antes dessa revolução grande parte dos produtos eram feitos artesanalmente e manualmente, alguns eram feitos com máquinas simples que operavam de maneira manual.

Onde e quando começou?

Tudo começou no Reino Unido em meados do século XVII, certo tempo depois ela se expandiu para a França, Holanda, Rússia, Alemanha, Bélgica e Estados Unidos. Diversos fatores influenciaram para que o Reino Unido fosse o pioneiro nessa revolução, um deles é que as terras britânicas possuíam grandes reservas de ferro e carvão mineral, que eram os principais produtos para esse período.

Outro fator era que a burguesia inglesa era muito rica, e podia financiar fábricas, adquirir matérias-primas, máquinas e contratar trabalhadores. Além disso, eles possuíam uma política econômica liberal, que permitiu um progresso tecnológico e um aumento considerável na produtividade.

Principais invenções

A Primeira Revolução Industrial ficou marcada por duas invenções que tornaram os meios de produção muito mais rápidos.

Com a descoberta do carvão como fonte de energia, surgiram então as duas principais invenções desse período, a máquina a vapor e a locomotiva, que dinamizaram o transporte da matéria-prima, deram mais eficácia e velocidade na produção e permitiram uma maior distribuição de mercadorias, aumentado assim o comércio de produtos entre países.

O motor a vapor de James Watt, alimentado principalmente com carvão, impulsionou a Revolução Industrial no Reino Unido e no resto mundo. (Foto: Wikipedia)

O motor a vapor de James Watt, alimentado principalmente com carvão, impulsionou a Revolução Industrial no Reino Unido e no resto mundo. (Foto: Wikipedia)

Algumas das máquinas que ficaram mais conhecidas nesse período foram: a máquina de fiar e o tear mecânico. A Primeira Revolução Industrial trouxe benefícios para o mundo todo, principalmente para a Inglaterra que se tornou a maior nação capitalizada do mundo durante o século XVIII, sendo Londres a capital financeira internacional.

Êxodo rural

A primeira indústria a ser mais afetada, foi à têxtil, que antes da vinda das maquinas, todo o trabalho era feita de maneira artesanal. Com a chegada das máquinas movidas a carvão, a produtividade aumentou rapidamente e a indústria passou a ser o local de trabalhado para muitas pessoas. Isso fez com que diversas pessoas começassem a deixar o campo em direção a cidade em busca de melhores oportunidades de emprego.

Com a invenção da locomotiva, muitas camponeses acabaram deixando suas casas rumo à cidade. (Foto: Reprodução)

Com a invenção da locomotiva, muitas camponeses acabaram deixando suas casas pacatas rumo à cidade. (Foto: Reprodução)

Neste período a população de algumas cidades da Europa triplicou, e vários problemas começaram a surgir, um deles era a falta de saneamento básico, com isso diversas pessoas morreram devido a doenças ainda desconhecidas. Outro problema causado por esse aumento repentino foi o surgimento de bairros marginalizados compostos por trabalhadores pobres.

Características da Primeira Revolução Industrial

  • Originou-se no Reino Unido
  • Inovação tecnológica com utilização da energia vinda do carvão e do vapor.
  • Crescimento acelerado de produção
  • Êxodo de camponeses para as metrópoles.

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas