Primeiro Reinado resumo

Gostou? Seja +1!

Categoria: Educação
Postado em:
Home » Educação » Primeiro Reinado resumo





A história do Brasil possui diversos fatos interessantes e um deles é o Primeiro reinado que foi o maior marco brasileiro, pois no fim desse período foi decretado à independência do Brasil. O primeiro Reinado foi o nome dado para o tempo em que Dom Pedro I governou o Brasil com o titulo de Imperador. O Primeiro reinado durou apenas nove anos, teve inicio no dia 7 de setembro de 1822 e terminou em 7 de abril de 1831. O período do primeiro reinado trouxe muitos prejuízos para o país, pois ocorreram diversas crises econômicas, financeiras, sociais e políticas.

Tudo começou quando D. João IV veio ao Brasil como fugitivo de Napoleão Bonaparte no ano de 1808, pois Portugal havia desrespeitado o bloqueio continental, que não permitia que nenhum país europeu negociasse com a Inglaterra. Ele e sua família chegaram no Brasil com a ajuda da coroa britânica que emprestaram a eles um barco para saíssem escondidos de Portugal. Depois de um tempo D. João IV se elevou a rei do Brasil, esse reinando foi nomeado como Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, tendo como capital o Reino Unido. Com isso o Brasil a instalar pequenas indústrias no Rio de Janeiro e começou a comercializar com outros países, principalmente com a Inglaterra. Por terem ajudado a coroa portuguesa, os ingleses recebiam altas taxas de desconto. Em 1820 D. João voltou a Portugal, pois Napoleão havia sido deposto, mas seu filho D. Pedro I se negou a voltar para se país e decidiu permanecer no Brasil, assim ele assumiu o lugar de seu pai.

Diversos protestos aconteceram no Brasil durante o período do primeiro reinado, por isso D. Pedro tentou pacificar diversas províncias do Brasil (atualmente as províncias são chamadas de estados), começando por Minas Gerais, após visitar o local ele seguiu para São Paulo, na volta de Santos ele recebeu notícias de Portugal, dizendo que havia promulgado a independência brasileira, mas para confirmá-la D. Pedro deveria voltar para a corte portuguesa. Então no riacho do Ipiranga, ele proferiu o Grito do Ipiranga: “Independência ou Morte!”. No dia 7 de abril de 1831, ele decidiu renunciar o trono brasileiro para voltar para seu país, e deixou como herdeiro seu filho D. Pedro II que tinha apenas 5 anos de idade.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes