Você está em: Clikaki »   Saúde » Alimentação » Principais benefícios da melancia à saúde

Principais benefícios da melancia à saúde

Suculenta

Considerada por muitos uma das frutas mais suculentas de todas, a melancia é bastante popular principalmente durante o verão. Além de muito saborosa ela traz benefícios para a saúde.

A melancia é uma das frutas mais consumidas durante o verão

A melancia é uma das frutas mais consumidas durante o verão

Uma das frutas mais populares durante a temporada de verão é a melancia, graças ao seu alto teor de água ela é classificada como um alimento, doce, vibrante e principalmente refrescante, o melhor de tudo é que ela é uma rica fonte de diversos tipos de minerais. O sabor da melancia também é diferenciado, considerado por muitos uma das frutas mais suculentas de todos, além disso ela é conhecida por seus diversos benefícios à saúde.

Valor nutricional da melancia

Antes de falar dos benefícios, vamos dar uma olhada no valor nutricional da melancia. Rica em potássio, ferro, magnésio, zinco, cálcio e vitamina C, esse fruto é também pouco calórico, cada 100 gramas equivalem a 30 calorias de energia. Além disso, ela é uma excelente fonte de água, cerca de 90% do seu peso é só água e 5% de açúcar.

O suco de melancia é um dos preferidos dos atletas para reidratação

O suco de melancia é um dos preferidos dos atletas para reidratação

Benefícios da melancia

Como já dito a melancia é uma excelente fonte de água, por isso ela ajuda na retenção do nível de água do nosso corpo. Por ser rica em sais de re-hidratação, electrólitos, como sódio, magnésio e potássio, a melancia ajuda a manter o nível correto de água no organismo, reduzindo assim as tonturas. Ela também traz benefícios para a pele, visto que nos protege contra os radicais livres, além disso ela conta com a presença de vitamina C e antioxidantes, que auxiliam na prevenção do envelhecimento.

Outro beneficio dessa fruta, é que ela ajuda a combater a pressão arterial, pois é fonte de magnésio e potássio que diminuem a pressão sanguínea do corpo. O coração também é beneficiado pela melancia, já que ela não contém gordura e é fonte de vitamina C, beta-caroteno e licopeno (compostos que ajudam a prevenir problemas cardíacos), além disso ela ajuda na diminuição do LDL (colesterol mau) e impedi a acumulação de colesterol nos vasos sanguíneos.

A melancia traz benefícios principalmente para o coração e para os rins

A melancia traz benefícios principalmente para o coração e para os rins

A melancia é útil para prevenir problemas renais, seu alto teor de água ajuda também no funcionamento dos rins. Além disso, o potássio presente nela auxilia o corpo a desintoxicar as toxinas a partir do rim. Essa fruta ajuda também a impedir a diabetes, mesmo sendo doce, sua quantidade de açúcar é muito baixa. Na sua composição ela apresente uma substância chamada arginina, que melhora a taxa de insulina no corpo.

A melancia ajuda também a: prevenir acidentes vasculares cerebrais, combater disfunção erétil em homens, impedir a degeneração macular, auxilia na remoção de amoníaco a partir do corpo e catarata em idosos.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas