Você está em: Clikaki »   Saúde » Bem-Estar » Problemas causados pelo calor excessivo

Problemas causados pelo calor excessivo

Calorão

O calor excessivo faz com que qualquer um se sinta desconfortável, além disso ele pode trazer problemas sérios à saúde; saiba mais

O calor excessivo pode trazer problemas graves a saúde (Imagem: Reprodução)

O calor excessivo pode trazer problemas graves a saúde

O organismo humano possui um complexo mecanismo para regular a temperatura corporal. Quando esta é excessiva, aumenta a circulação do sangue e daí desprende-se o calor. Se este sistema for insuficiente, se ativam as glândulas sudoríparas que eliminam energia por meio da evaporação.

O mecanismo regulador controla assim as mudanças repentinas na produção de calor por parte do organismo, como na hora que você realiza uma grande atividade física ou na combustão de alimentos. Porém, o excesso de calor, pode causar problemas: desde uma simples sensação de calor até queimaduras. Entre os dois extremos estão as síncopes de calor e os golpes de calor.

A síncope de calor se apresenta quando você está exposto a um calor excessivo em locais mal ventilados. Daí os vasos sanguíneos periféricos se dilatam. A pessoa se sente sufocada, com náuseas, vertigens, visão turva, dificuldade respiratória, aceleração dos batimentos cardíacos. Se ficar muito tempo exposto, pode ficar inconsciente, já que diminui-se a irrigação de sangue no cérebro.

O calor excessivo pode causar hipertermia em cães e gatos

O calor excessivo pode causar hipertermia em cães e gatos

O golpe de calor é uma alteração grave do mecanismo de regulação da temperatura corporal. Pode seguir a uma insolação – ainda que nem sempre se deva a ela – ou a uma exposição prolongada a qualquer fonte de calor excessivo, inclusive a de um exercício esgotador.

Favorecem o seu surgimento, o alcoolismo e a falta de aclimatação. O paciente no inicio manifesta intranquilidade, dor de cabeça, vertigem, dificuldade de respirar, febre alta (acima de 40º) e a perda progressiva da consciência. Sua pele fica vermelha e seca. Convulsões, câimbras, choque profundo, colapso circulatório e até mesmo a morte podem acontecer.

Quando uma pessoa é atingida pelo golpe de calor, ela deve ser levada ao hospital urgentemente. As possíveis complicações compreendem a insuficiência renal ou cardíaca e a lesão cerebral irreversível.

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas