Você está em: Clikaki »   Educação » História » Protocolo de Kyoto resumo

Protocolo de Kyoto resumo

Contra a poluição

Em busca de evitar problemas futuros com a destruição da camada de ozônio, muitos países firmaram um acordo concordando em diminuir as emissões de gases.

A diminuição na emissão de gases para a atmosfera é o principal objetivo desse protocolo.

A diminuição na emissão de gases para a atmosfera é o principal objetivo desse protocolo.

O principal objetivo do Protocolo de Kyoto é a redução na emissão de gases que agravam o efeito estufa. Ele foi criado no ano de 1997 em Kyoto (Quioto em português), Japão. Para que ele entrasse em vigor, era necessário a assinatura de no mínimo 55 países, que deveriam ser responsáveis juntos pela emissão de 55% dos gases. A abertura para assinaturas teve inicio em 11 de dezembro de 1997. Após a assinatura da Rússia em novembro de 2004, o Protocolo de Kyoto atingiu o valor necessário e entrou em vigor em 16 de fevereiro de 2005.

Os países que fazem parte, principalmente os desenvolvidos, têm como obrigação reduzir a emissão de gases do efeito estufa, em no mínimo 5,2% em comparação com os níveis de 1990. As metas de redução não são idênticas a todos, elas possuem valores diferentes em cada um dos 38 países que mais emitem gases. Os países em desenvolvimento como Brasil, México, Argentina e Índia ainda não possuem metas de redução, até este momento.

O protocolo de Kyoto estimula os países em diversos aspectos econômicos, e promove ações básicas para a diminuição da emissão de gases. Alguns deles são:

– Uso de fontes de energia renovável;

– Reformulação no setor de transporte;

– Proteção das florestas e outros sumidouros de carbono;

– Diminuição do uso do gás metano.

Países que fazem parte

Atualmente o Protocolo de Kyoto, possui 179 países que fazem parte do acordo, entre eles estão Brasil, Paraguai, Portugal, Espanha, etc. Os Estados Unidos não faz parte desse protocolo, pois de acordo com o ex-presidente George W. Bush, a economia norte-americana seria muito afetada e muitas indústrias teriam que ser fechadas. Em 2009, o atual presidente Barack Obama, encaminhou o Protocolo de Kyoto, para o senado, mas até hoje, ele ainda não foi assinado. Sozinho os Estados Unidos corresponde a 36% das emissões de dióxido de carbono.

Caso o Protocolo de Kyoto, seja seguido de maneira correta, é estimado que a temperatura global reduza entre 1,4°C e 5,8°C até 2100, mas de acordo com comunidades cientificas a diminuição de apenas 5,2% em relação aos níveis de 1990, não são suficientes para dar fim ao aquecimento global.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas