Prótons, nêutrons e elétrons

Gostou? Seja +1!

Categoria: Educação
Postado em:
Home » Educação » Prótons, nêutrons e elétrons





Prótons, Nêutrons e Elétrons

O elétron

Em 1887, J.J. Thomson (1856 - 1940), estudando o comportamento de gases submetidos à descarga elétrica, descobriu um tipo de partícula negativa que devia fazer parte dos átomos: os elétrons.

A partir desse fato, Thompson propôs que o átomo seria maciço, esférico, formado por um fluido com carga positiva no qual estavam dispersos os elétrons. O próprio Thompson associou oseu modelo a um '' pudim de passas'' em um trabalho apresentado em 1897.

O próton

Posteriormente, em 1904, Ernest Rutherford, aprimorando experimentos realizados por Eugen Goldstein (1850 - 1930), descobriu uma nova partícula de carga positiva constituinte do átomo: o próton. A massa do próton é aproximadamente 1836 vezes maior que a do elétron.

Embora Rutherford tenha sido um dos mais brilhantes cientistas deste século e tenha feito inúmeras descobertas improtantes, ele é mais conhecido pela famosa experiência na qual tentou verificar se os átomos eram realmente maciços.

O nêutron

Essas partículas foram descobertas em 1932 por Sir James Chadwick (1891 - 1974), durante experiências com material radioativo. Ele as denominou nêutros.

Os nêutrons estão localizados no núcleo e apresentam massa muito próxima à dos prótons, mas não têm carga elétrica.

O modelo atômico mais utilizado até hoje é o de Rutherford, com a inclusão dos nêutrons no núcleo.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes