Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Quais os tipos de respiração animal

Data de publicadaPublicado em Autor Por: Guilherme

Quais os tipos de respiração animal

A respiração é algo necessário para todas as espécies que vivem no planeta terra. Grande parte dos animais que temos no planeta terra necessita do ar para viver, cada um deles está classificado em um grupo de animais que apresentam características semelhantes uns aos outros, esses grupos são chamados de filos, uma semelhança necessária é o tipo da respiração

A respiração é algo necessário para todas as espécies que vivem no planeta terra. Grande parte dos animais que temos no planeta terra necessita do ar para viver, cada um deles está classificado em um grupo de animais que apresentam características semelhantes uns aos outros, esses grupos são chamados de filos, uma semelhança necessária é o tipo da respiração. O home está presente no filo dos chrodata e no grupo dos mamíferos. Existem cinco tipos de respiração diferentes e cada uma se adapta ao meio de vida que um animal leva. Abaixo os cinco tipos de respiração.

Respiração celular

Essa respiração é feita através de um processo de extração de energia química acumulada nas moléculas. A organela que realiza esse processo é chamada de mitocôndria que trabalha em paralelo com o sistema golgiense.

Esse tipo de respiração pode ser de dois tipos, sendo eles: respiração anaeróbica que não utiliza oxigênio e respiração aeróbica que utiliza oxigênio.

Respiração traqueal

Esse tipo de respiração está muito presente nos animais artrópodes, nesta respiração o ar entra pelas traquéias e é levado para o órgão onde ele circula a hemolinfa, fazendo assim as trocas gasosas. Nos aracnídeos existe uma estrutura exclusiva chama de pulmões foliáceos ou filotraquéias.

Respiração branquial

Esta respiração esta presente apenas em animais aquáticos. Ela consiste em recolher oxigênio dissolvido na água. A água entra pela boca do peixe e atinge o órgão respiratório, lá é realizada a extração de oxigênio e a água sai imediatamente pelo opérculo. Nem todos os peixes utilizam esse tipo de respiração, alguns peixes são chamados de pulmonados, pois eles utilizam a bexiga natatória como pulmão.

Respiração pulmonar

O processo dessa respiração é muito simples ele se baseia na entrada do ar nos pulmões que sai em seguida, este processo é chamado de ventilação pulmonar. Essa entrada de ar é chamada de inspiração e quando sai é chamado de expiração, durante esses dois momentos o ar passa por diversas partes do aparelho respiratório, sendo eles: nariz, faringe, laringe, traquéia, brônquio, bronquíolo

Nos animais mamíferos, os pulmões são maiores e mais ramificados, já nas aves eles são pequenos e não-alvelares, além de fornecerem ar para os sacos aéreos. Esses sacos são os responsáveis pelo vôo das aves, além deles os ossos pneumáticos também ajudam as aves voarem.

Respiração cutânea

Essa respiração é realizada pela pele, ela ocorre quando o oxigênio e o dióxido de carbono atravessam membranas, para fazer isso é necessário ter tegumento(pele ou epiderme) constantemente umedecido. Sendo assim, esses animais só podem viver muito próximos da água ou em lugares muito úmidos.

Avalie e compartilhe este artigo:

Quais os tipos de respiração animal
0 votos, média de votos: 0.00 (pontuação: 0%)
publicidade

Deixe o seu comentário

Mascotes do Rio 2016 são batizados de Vinicius e Tom

Pisca Pisca de Natal criativos

Por que a gripe é tão contagiosa?

Como acabar com os gases intestinais

Pressão baixa faz mal?

Anuncie no site | Google + | Direitos Autoriais | Políticas de privacidade |