Você está em: Clikaki »   Educação » História » Quais outros nomes que o Brasil já teve?

Quais outros nomes que o Brasil já teve?

Origem

Conhecido por nós hoje como República Federativa do Brasil, o nosso país já possuiu diversos nomes, você os conhece?

Primeiro nome dado ao país por Pedro Álvares Cabral foi Terra de Vera Cruz.

O primeiro nome dado ao país por Pedro Álvares Cabral foi Terra de Vera Cruz

O país que conhecemos hoje como Brasil, já teve diversos outros nomes, tudo começou em 1500 quando viajantes portugueses durante uma de suas expedições encontraram terras ainda desconhecidas que de início para eles era apenas uma pequena ilha, mas depois de diversas expedições e do reconhecimento territorial, eles chegaram à conclusão que as terras que eles haviam encontrado eram de proporção continental.

Devido a esse pensamento inicial, de que o Brasil era uma ilha, o primeiro nome dado a região foi “Ilha de Vera Cruz”, o criador do nome foi Pedro Álvares Cabral. Antes do descobrimento os índios chamavam essas terras de Pindorama.

Bandeira do Império do Brasil.

Bandeira do Império do Brasil.

Após algumas expedições feitas por Gonçalo Coelho a pedido do rei D. Emanuel, o nome foi mudado, pois elas haviam notado que não se tratava de apenas uma ilha, e a região passou a ser conhecida como Terra dos papagaios e Terra de Santa Cruz.

Após uma carta escrita por Pedro Vaz de Caminha ao rei de Portugal, ele acabou utilizando os nomes Terra de Vera Cruz e Ilha de Vera Cruz para o mesmo território, com isso uma enorme confusão foi criada, pois ninguém sabia ao certo qual era o nome dessas terras que ainda eram desconhecidas aos europeus, a única coisa que eles sabiam é que elas possuíam uma paisagem natural diferente de tudo o que eles podiam ver na Europa.

Origem do nome Brasil

O nome Brasil surgiu quando teve inicio as primeiras extrações do pau-brasil, que durante as três primeiras décadas foi o principal interesse dos portugueses, com isso os navegantes começaram a chamar essas terras de Brasil, assim através do boca a boca o nome acabou prevalecendo.

Bandeira dos Estados Unidos do Brasil.

Bandeira dos Estados Unidos do Brasil.

Há quem diga que o nome não veio daí, e sim de uma antiga ilha chamada “Hy Brazil”, que era possível ver em alguns mapas da Idade Média. Uma lenda misteriosa gira entorno dessa ilha, e não sabemos ao certo se ela realmente existe ou existiu, os poetas da época diziam que essa ilha era coberta de bruma, por isso era de difícil acesso.

Em alguns mapas portugueses é possível notar a presença dessa ilha, por isso alguns escritores do século XX defendem a tese de que o nome Brasil teria sido usado como uma relação à ilha.

O nome Brasil começou a ser usado em 1505, mas devido as confusões da época, existiam pessoas que o chamavam de Terra Santa Cruz do Brasil, Terra do Brasil, ou simplesmente Brasil, em 1526 o nome oficial passou a ser Brasil, no ano de 1824 dois anos após a Independência do Brasil, a mando de D.Pedro I nosso país passou a se chamar Império do Brasil (1824 – 1891), até que com a Proclamação da República o nome mudou, pois era necessário mudar o nome devido ao fim do sistema monárquico.

Assim, em 1891 ,o país passou a se chama Estados Unidos do Brasil (1891 – 1969), por fim na Constituição de 1969 o nome República Federativa do Brasil passou a ser o oficial, e até hoje ele é usado.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas