Você está em: Clikaki »   Educação » Quais são as camadas da Terra

Data de publicadaPublicado em e atualizado em 3 de agosto de 2011 às 22:38
Autor Por: Guilherme

Quais são as camadas da Terra

A Terra é composta por quatro camadas, a atmosfera (camada gasosa), a hidrosfera (a camada liquida – os mares, os oceanos e os rios) a biosfera (a camada biológica – o reino animal e vegetal) e a litosfera (camada sólida, onde estão os minerais e as rochas).

O planeta é um dos maiores enigmas da humanidade, já muita gente se pergunta como ele surgiu. Os cientistas vivem afirmando que a Terra é o resultado do Big Bang, as pessoas religiosas porém, acreditam que foi Deus o criador de tudo.

Fato é que o planeta é repleto de coisas magnifícas e que, algumas delas, são indispensáveis para a nossa vida. Pouca gente sabe mas as camadas que envolvem o nosso planeta também são essenciais.

A Terra é composta por 4 camadas:

atmosfera (camada gasosa);
hidrosfera (a camada liquida - os mares, os oceanos e os rios);
biosfera (a camada biológica – o reino animal e vegetal) e;
litosfera (camada sólida, onde estão os minerais e as rochas).

A atmosfera: A atmosfera é camada a que está mais alta, está lá em cima das nuvens, lá no céu. Ela está presa ao nosso planeta pela gravidade e é Atmosferaimportantíssima para a nossa vida. Sem a atmosfera, não estaríamos protegidos contra os fortes raios solares, chamados ultra violetas, e não suportaríamos o calor intenso. Por outro lado, ela retém uma pequena parte do calor vindo do Sol, para manter o nosso planeta aquecido.

Vista de fora do planeta Terra, a atmosfera é aquela linda camada azul brilhante que envolve o planeta todo.  Veja mais

• A hidrosfera: A hidrosfera é na verdade uma das divisões da biosfera. Mas já hidrosferaque hidro vem de água, e sem água seria impossível existir vida na Terra, vamos tratá-la aqui como uma das camadas mais importantes do nosso planeta. Rios, lago, mar, lagoa e tudo que é água que está sobre a superfície terrestre, estão incluídos na hidrosfera, que representa 71% do nosso planeta.

• A biosfera: A biosfera é uma das camadas da terra, basicamente é o conjunto dos ecossistemas. Biosfera do grego significa “Esfera da Vida”, essa tradução se encaixa perfeitamente com ela, pois diferente das outras camadas da terra, como a litosfera, atmosfera e a hidrosfera, a biosfera é a representação de todos os seres vivos e seus habitats naturais.

• A litosfera: A litosfera está subdividida em quatro camadas, sendo:

Crosta terrestre ou litosfera: é a camada externa da Terra, servindo de suporte para as formas de vida. É dividida em duas: crosta continental, com espessura media de 40 km, constituída por SIAL (rochas à base de silício e alumínio); crosta oceânica, com espessura media de 7 km, constituída por SIMA (rochas à base de silício e magnésio).

Manto: É constituído por silicatos ferramagnesianos, com espessura aproximada de 2.800 km.

Camada Intermediária: tem espessura aproximada de 1.700 quilômetros e temperatura em torno de 4.000ºC.

Núcleo: é a camada mais interna do planeta, formada por NIFE (níquel e ferro) a elevadas temperaturas (superiores a 6.000ºC). Possui aproximadamente 1.700 km de espessura. Os geofísicos sugerem que no centro do núcleo há um imenso cristal de ferro girando a velocidades mais altas que a de rotação da Terra. Esse cristal seria um dos responsáveis por esse movimento.

Avalie e compartilhe este artigo:

Quais são as camadas da Terra
3 votos, média de votos: 5.00 (pontuação: 97%)
publicidade

Deixe o seu comentário

Quais são as causas da dor de garganta

O que é um quilombo resumo

Conheça os benefícios do suco de limão a saúde

Como acabar com a azia durante a gravidez

Todos os fatalities Mortal Kombat 9 para Xbox 360 e PlayStation 3

Anuncie no site | Google + | Direitos Autoriais | Políticas de privacidade |