Você está em: Clikaki »   Saúde » Doenças » Quais são as causas da dor de garganta

Quais são as causas da dor de garganta

Sintoma

Um dos problemas mais comuns entre as pessoas é a dor de garganta, entenda quais são suas causas.

A dor de garganta sozinha não é considerada uma doença.

A dor de garganta sozinha não é considerada uma doença.

Juntamente com a gripe e a febre, a dor de garganta é uma das principais razões de consultas médicas, principalmente em dias mais frios e secos. Muitos acreditam que a dor de garganta é uma doença, porém elas estão enganados, pois a dor nessa região, por si só, não pode ser considerada como uma doença, na realidade ela é apenas um sintoma de que algo está errado, podendo ser uma amigdalite, faringite ou outras doenças.

A dor de garganta é um problema muito comum, e em alguns casos ela nem mesmo tem fator desencadeante, porém existem diversas doenças que a possuem como um dos sintomas, conheça quais são suas causas mais comuns.

Causas da dor de garganta

Em grande parte dos casos a dor de garganta acontece após uma infecção viral, como o resfriado. De acordo com uma estimativa, acredita-se que existam cerca de 200 vírus diferentes que podem originar esse sintoma. Assim como pelos vírus a dor de garganta pode ser causada também por bactérias, porém quando isso acontece, os sintomas dela são diferentes e bem mais intensos, sendo combatida através do uso de antibióticos.

A dor de garganta é um sintoma comum em diversas doenças.

A dor de garganta é um sintoma comum em diversas doenças.

Outro problema que pode levar ao aparecimento da dor de gargante é o fluxo esofágico, pois ele causa irritação crônica na laringe e faringe, simulando uma infecção. A mononucleose é também outra doença que tem como um dos seus sintomas a dor de garganta. Tabagismo, ingestão de bebidas alcoólicas, enfraquecimento do sistema imunológico, infecção por HPV, estresse, nervosismo, gritar e até mesmo falar alto são agentes desencadeantes comuns da dor de garganta.

Em casos mais raros, a dor pode ser um sintoma de câncer, porém na maioria dos casos ela vem acompanhada de outros sintomas.

Como já apenas a dor de garganta não é uma doença, porém ela é um sintoma, então se você está sofrendo com esse problema, o melhor a se fazer é procurar um médico para que ele possa te avaliar e indicar o melhor tratamento.

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas