Você está em: Clikaki »   Saúde » Doenças » Quais são os males do cigarro ao coração?

Quais são os males do cigarro ao coração?

PARE JÁ

Além dos diversos prejuízos à saúde, o cigarro é considerado um dos principais inimigos do coração

O fumante não prejudica só à ele, mas também às pessoas próximas

Algo que todo mundo já está cansado de saber é que o cigarro é um dos maiores vilões da nossa saúde. O coração é um dos mais prejudicados pelo fumo, o primeiro motivo é que a nicotina estreita veias e artérias, além disso alguns componentes do cigarro causam lesões no endotélio, que é uma camada de revestimento interno dos vasos, levando ao surgimento de placas e trombos.

E não termina por aí, apesar de ainda não ter sido provado por estudos que o tabaco aumenta a pressão arterial, é sabido que cada tragada faz com que ela suba, e ela se mantém alta por algum tempo após terminar de fumar.

Não é só quem fuma que corre perigo, os fumantes passivos que estão sempre expostos à fumaça também estão sob risco. É isso o que aponta um estudo feito na Austrália após acompanhar por duas décadas um grupo de mais de 2 mil crianças com idades entre 3 a 18 anos, nele foi possível concluir que a convivência com adultos fumantes causa danos irreversíveis aos que estão por perto.

Um dos danos é o envelhecimento precoce da carótida, uma artéria importante localizada no pescoço, a tornando mais espessa e sujeita a entupimentos, armando assim condições para um acidente vascular cerebral no futuro. Apesar de ser difícil abandonar o vício, fazer esse esforça irá ajudar você e as pessoas que estão à sua volta.

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas