Você está em: Clikaki »   Saúde » Doenças » Quais são os sintomas da dislexia

Quais são os sintomas da dislexia

Atenção

A dislexia é um problema que afeta a aprendizagem da pessoa, a grande maioria dos casos são causados de maneira hereditária. Saiba quais são os principais sintomas da dislexia.

a

A dislexia faz com que a pessoa tenha dificuldades na fala e na escrita.

Diferente do que muitos pensam a dislexia não é resultado da má alfabetização e não está ligada a inteligência ou falta de interesse em aprender. Na verdade alguns disléxicos na maioria das vezes são talentosos em áreas que não exigem habilidades de aprendizagem. Infelizmente ainda não se sabe a causa específica da dislexia, mas a grande maioria dos casos são causados de maneira hereditária.

A dislexia é um problema que pode durar a vida toda, os seus primeiros sintomas aparecem logo na infância principalmente na época em que a criança começa a se alfabetizar. Muitas mães demoram para notar que o filho sofre desse mal, e pensam que ele não gosta de estudar, algumas mães chegam a chamar eles de burros. Por isso se seu filho vai mal na escola isso pode significar que ele seja um portador da dislexia, se esse problema for detectado rapidamente você com certeza conseguirá fazer com que ele melhore as suas notas. Conheça agora alguns dos sintomas mais visíveis na dislexia:

– Dificuldade na fala e na escrita;

– Habilidades auditivas (rimas);

– Sequenciar sons e separa lós ex (S – A – P – O);

– Problemas para interpretar textos, entender piadas, responder perguntas ou aprender outros idiomas;

– Fraco desenvolvimento da coordenação motora;

– Dificuldades com a memória de curto prazo;

– Limitações para resolver planejamentos em trabalhos com equipe, falta de organização e horários etc;

– Aspectos emocionais afetados como: Depressão, ansiedade ou baixa auto estima.

a

Uma criança com dislexia apesar de poder aprender qualquer coisa, ela necessita de uma atenção especial.

Tratamento

As famílias afetadas com dislexia devem se esforçar para reconhecer o mais rápido possível a existência do problema. O treinamento eficiente das habilidades da linguagem envolve o uso de diversos sentidos, especialmente a audição, visão e tato. Para que a pessoa progrida de acordo com sua capacidade é preciso bastante dedicação e atenção individual, em alguns casos muitos precisam de um apoio emocional durante o tratamento. O disléxico também tem sua própria lógica, sendo muito importante o bom convívio entre profissional e o paciente. Com esforço, ajuda e aprendizado de qualidade alunos com dislexia podem aprender a escrever e ler bem.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas