Você está em: Clikaki »   Saúde » Doenças » Quais são os sintomas iniciais do Mal de Alzheimer?

Quais são os sintomas iniciais do Mal de Alzheimer?

Cérebro

O Mal de Alzheimer atinge o cérebro do paciente e causa perda progressiva da memória e das funções físicas e intelectuais.

O Mal de Alzheimer atinge pessoas com mais de 65 anos.

O Mal de Alzheimer atinge pessoas com mais de 65 anos.

Conhecida também como esclerose, o Mal de Alzheimer, consiste basicamente na perda progressiva da memória e das funções físicas e intelectuais. O nome Alzheimer vem de Alois Alzheimer, médico que descobriu que as causas da doença estão totalmente interligadas com as mudanças nas células cerebrais e terminações nervosas, inferindo diretamente nas funções cognitivas. Atualmente no Brasil, cerca de 1.2 milhão de idosos apresentam algum grau de demência.

Infelizmente o Mal de Alzheimer não tem prevenção e nem cura comprovada pela medicina, ela é uma doença progressiva e degenerativa que afeta frequentemente pessoas com mais de 65 anos.

Sintomas do Mal de Alzheimer

Na maioria dos casos os primeiros sintomas da doença são: falta de memória, dificuldade em expressar pensamentos, falta de atenção, humor inconstante e imprevisível, dificuldades para fazer contas simples, diminuição do desejo por fazer coisas, dificuldade em reconhecer pessoas. Em alguns casos o paciente pode se tornar mais agressivos do que o normal, e em outros mais confusos.

Um dos primeiros sintomas da doença é a perda da memória.

Um dos primeiros sintomas da doença é a perda da memória.

Quando a doença começa a atingir graus mais altos, novos sintomas começão a surgir, como: dificuldade de executar tarefas rotineiras sozinho, incontinência urinária e fecal, irritabilidade, impaciência, agressividade, depressão, regressão e apatia.

Já no período final dela, a pessoa começa a perder peso mesmo com uma dieta adequada, passa a depender completamente da ajuda de outros, perde totalmente a noção de julgamento e a concentração. Além disso, pode apresentar reações a medicamentos, infecções bacterianas e problemas renais. Em grande parte dos casos, a morte não é causada pelo Mal de Alzheimer, mas sim por fatores relacionados à idade avançada.

Existe alguma maneira de controlar o Mal de Alzheimer?

Infelizmente a medicina ainda não possui nenhuma maneira de controlar o Mal de Alzheimer. Porém, diversos especialistas estão estudando cada vez mais sobre essa doença em busca de soluções. Além disso, eles também estão estudando um exame que irá possibilitar diagnosticar a chance de se ter Alzheimer, a maneira que eles estão tentando utilizar para isso, é através de um escaneamento que compara o cérebro doente com um ainda saudável.

Atualmente existem clínicas que estão preparadas para atender os doentes, principalmente os que estão com a doença em um estágio muito avançado, pois quando a doença alcança esse nível acaba ficando difícil para família controlar os problemas causados.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas