Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Qual a diferença entre pontos cardeais e colaterais

Qual a diferença entre pontos cardeais e colaterais

Os pontos cardeais servem para nos orientar em varias situações, pois com ele nós podemos encontrar qualquer lugar que nós quisermos encontrar em um mapa. Com ele nós podemos conseguir achar a saída de uma floresta quando nós estamos perdidos nela por meio do Sol.

Pontos cardeais

Os pontos cardeais servem para nos orientar em varias situações, pois com ele nós podemos encontrar qualquer lugar que nós quisermos encontrar em um mapa. Com ele nós podemos conseguir achar a saída de uma floresta quando nós estamos perdidos nela por meio do Sol. Os pontos cardeais são: NORTE (N), SUL (S), LESTE (L) e OESTE (O).

Nós podemos nos orientar de varia formas:

Pelo Sol: De braços abertos, apontamos o braço direito para onde o Sol nasce e encontramos o LESTE ou NASCENTE. O braço esquerdo indicará a posição onde o Sol se esconde (no final da tarde) e teremos o OESTE ou POENTE. À frente teremos o NORTE. Atrás ficará o SUL. Veja:

Sol

Pelo Cruzeiro do Sul: À noite, podemos nos localizar pela constelação do Cruzeiro do Sul. Essa constelação é formada por estrelas que lembram uma cruz. A estrela que fica ao pé da cruz indica a direção Sul. A partir daí localizamos os outros pontos. Observe:

Cruzeiro do Sul

Pela bússola: A bússola é um instrumento que determina os pontos cardeais. Ela é bastante usada por marinheiros que muitas vezes ficam perdidos no mar. Esse aparelho é constituído por uma agulha imantada móvel, que sempre aponta a direção NORTE. Encontrando o Norte nós conseguimos localizar também os outros pontos cardeais, consequentemente.

bussola

Pontos colaterais

Entre os pontos cardeais, existem os pontos colaterais. Apesar de pouco usado ele também é muito importante. Os pontos colaterais são:

Sudeste (SE) fica entre o Sul e o Leste;

Sudoeste (SO) fica entre o Sul e o Oeste;

Nordeste (NE) fica entre Norte e o Leste;

Noroeste (NO) fica entre o Norte e o Oeste.

Os conjuntos dos pontos cardeais e colaterais formam a “rosa-dos-ventos”.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas