Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Qual a função do fígado?

Qual a função do fígado?

Corpo humano

O fígado é um órgão absolutamente necessário para a vida. Se ele deixar de funcionar acarreta a morte em menos de 24 horas. Todavia tem grande capacidade de regeneração, o que permite que supere muitas doenças. Pode-se viver com apenas a quinta parte do fígado em funcionamento. Tanto o fígado como o pâncreas são órgãos que cumprem diversas funções; isto os faz susceptíveis a uma considerável quantidade de alterações patológicas que vão desde os mais simples desconfortos digestivos até às doenças mais graves.

figado

O fígado é um órgão absolutamente necessário para a vida. Se ele deixar de funcionar acarreta a morte em menos de 24 horas. Todavia tem grande capacidade de regeneração, o que permite que supere muitas doenças. Pode-se viver com apenas a quinta parte do fígado em funcionamento.

Tanto o fígado como o pâncreas são órgãos que cumprem diversas funções; isto os faz susceptíveis a uma considerável quantidade de alterações patológicas que vão desde os mais simples desconfortos digestivos até às doenças mais graves.

Do ponto de vista anatômico, o fígado é a glândula mais volumosa do corpo humano. Pesa 1 quilo e meio é de cor escura e consistência dura. Ele se encontra na parte posterior da cavidade abdominal, colocado à direita, entre o diafragma, o estomago e o intestino, mantendo-se firme graças à presença de cinco ligamentos.

O fígado recebe sangue da artéria hepática e da veia porta, que em seu interior se subdividem em uma complexa rede de capilares. A cada minuto passam pelo fígado cerca 1,5 litros de sangue. O fígado produz a bile, um líquido digestivo que fica armazenado na vesícula biliar.

No inicio deste século o fígado foi definido como o laboratório central do organismo. Esta definição está plenamente justificada porque o fígado intervém em todos os processos metabólicos do corpo humano sendo, além disso, responsável pela síntese de numerosas substâncias, inclusive proteínas. Por outro lado, tem uma função de desintoxicação; isto significa que muitos produtos tóxicos tanto provenientes do interior quando do exterior do organismo (medicamentos ou outras drogas) são eliminados ou transformados em substâncias não tóxicas. Do mesmo modo a célula hepática transforma a bilirrubina não conjugada, procedente da destruição fisiológica dos glóbulos vermelhos do sangue, em conjugada, já que a bilirrubina não conjugada é tóxica para o cérebro do homem. Finalmente, o fígado tem outra função, a excreção de bile ao intestino, que é fundamental para a absorção de gorduras e certas vitaminas dos alimentos que ingerimos normalmente na dieta. Portanto, as funções primordiais do fígado são: função de síntese, de transformação de desintoxicação e de secreção biliar.

O que é a bile?

A bile é um líquido de cor amarela ou esverdeada e de sabor amargo produzido pelas células do fígado e liberado no intestino delgado. Contém pigmentos biliares, procedentes de hemoglobina dos glóbulos vermelhos mortos, e sais biliares que são indispensáveis para a a digestão de gorduras. A passagem da bile para o sangue provoca uma coloração amarelada na pele denominada ictérica.

Enquanto o fígado é encarregado de produzir a bile, a vesícula biliar é o órgão que a armazena. De 0.8 litros diários de bile produzidos no fígado, 0,7 litros se conservam na vesícula, indo somente 0,1 para o intestino.

Quando em um dado momento o organismo precisa da bile, a vesícula libera parte de seu conteúdo imediatamente. Assim o fígado pode produzir bile a um ritmo constante sem precisar acelerar repentinamente essa função.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas