Você está em: Clikaki »   Educação » Biologia » Qual é a composição química da célula

Qual é a composição química da célula

Corpo humano

A composição química da célula é formada por substâncias orgânicas e inorgânicas. Saiba quais são elas.

células

Todo e qualquer ser vivo é composto por diversas moléculas e elementos que são essenciais para a sua composição e para o seu metabolismo. Essa composição é formada por uma grande variedade de substâncias orgânicas e inorgânicas. Abaixo você conhecerá algumas dessas substâncias.

Substâncias inorgânicas

Sais minerais: tem como principais funções: formar o esqueleto, ajudar a coagulação do sangue e melhorar a transmissão de impulsos nervoso. Formada por íons, a falta desses minerais podem afetar o metabolismo e levar à morte.

Água: é a principal substância da nossa vida, na maioria dos seres vivos ela é a que pode ser encontrada em maior quantidade, como nos seres humanos, que ela representa cerca de 70% do nosso peso corporal. Classificada como um solvente universal, ela pode dissolver diversas substâncias, além disso ela participa de inúmeras reações químicas em nosso organismo.

Substâncias Orgânicas

Lipídios: Classificados em glicerídeos, ceras, esteroides, fosfolipídios e carotenoides, os lipídios são insolúveis em água e atuam como reserva de energia, isolante térmico etc. Eles fazem parte das estruturas celulares.

Vitaminas: necessárias em pequenas quantidade no nosso organismo, a falta dela pode causar diversos tipos de doenças. A maneira mais fácil de adquirir vitaminas é através de uma alimentação variada.

Carboidratos ou Glicídios ou Açucares: são importantíssimas para o nosso corpo, pois elas servem como energia às células e ao organismo. São de três tipos: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos. Alguns tem função de reserva, como no caso do amido e do glicogênio, já outras uma função estrutural, como a celulose e a quitina.

Proteínas: formados por aminoácidos as proteínas estão em todas as estruturas celulares, sua presenta é indispensável no nosso organismo. Elas são responsáveis por formas as enzimas.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas