Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Qual é a importância das algas e fungos?

Qual é a importância das algas e fungos?

Os fungos são plantas incapazes de produzir seu próprio alimento, por isso eles se envolvem em algas para poder absorver o açúcar liberado por elas quando realizam a fotossíntese. Veja algumas curiosidades sobre os fungos e as algas, e quais são as suas importancias para o meio ambiente.

Fungos e Algas

Os Fungos…

Já se perguntou por que os fungos ficam grudados nas árvores?

Os fungos são plantas incapazes de produzir seu próprio alimento, por isso eles se envolvem em algas para poder absorver o açúcar liberado por elas quando realizam a fotossíntese.

Mas isso não seria parasitismo?

Na verdade esse é um caso de mutualismo, pois o fungo se beneficia do alimento liberado pela alga e em troca ele a protege do sol e a mantém sempre úmida.

Esses fungos existem em grande quantidade. Para se ter uma idéia, a quantidade existentes é aproximadamente 10 vezes maior que a quantidade de florestas tropicais na terra. É realmente impressionante.

As Algas…

As algas marinhas se juntam em pedras ou pópilos, para formar os famosos e belíssimos corais. Como a sua principal função é realizar a fotossíntese, as algas se alimentam mas principalmente alimentam os seus hospedeiros, liberando 98% dos seus compostos orgânicos para eles.

Apesar de parecer desvantajoso para as algas, elas se beneficiam de duas formas: Primeiro porque elas ganham alimentos residuais dos pólipos; e Segundo porque eles ganham a proteção das duras cascas dos pólipos.

Pra sobreviver essas algas precisa da luz solar, por isso é fácil encontrá-las em águas limpas. Mas elas não dependem apenas da luz solar, também de uma temperatura ideal da  água, pois se a água estiver quente elas correm o risco de morrer.

Sol, aliado e inimigo…

Com o grande problema gerado pelo aquecimento global, as algas e os grandes corais correm o risco de desaparecer, tudo por culpa da ação do homem. Algumas espécies já foram extintas, e outras correm sério risco. Seria uma pena que uma riqueza natural igual aos corais desaparecessem, por isso devemos tomar iniciativas para controlar o aquecimento global.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas