Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Qual é a origem dos ovos de Páscoa?

Qual é a origem dos ovos de Páscoa?

Tradição

A Páscoa é uma das épocas do ano mais importante para a religião cristã, porém um dos destaques dessa festividade principalmente para a criançada são os ovos, mas você sabe o motivo dele ser usado?

Descobra o motivo do uso dos ovos durante a Páscoa

Descobra o motivo do uso dos ovos durante a Páscoa

Provavelmente você deve saber que a Páscoa, é a celebração da ressurreição de Cristo, essa época é muito importante para os cristãos para que eles possam refletir no verdadeiro significado da vida e da importância do sacrifício. Mas você deve estar pensando, o que os ovos de Páscoa tem a ver com isso?

Para descobrir a resposta, é preciso voltar na época em que o cristianismo nem ao menos era uma religião. A tradição de dar ovos teve inicio em várias antigas culturas espalhadas no Mediterrâneo, no Leste Europeu e no Oriente. Essa prática era muito comum, principalmente na chegada da primavera.

Algumas vezes, os ovos dados de presente eram pintados com gravuras de plantas, flores e outros elementos naturais. Em alguns casos, o enfeite do ovo era feito através do cozimento deste junto a alguma erva ou raiz impregnada de algum corante natural. Durante muito tempo esse costume se manteve firme e forte entre as populações pagãs europeias na Idade Média. Nessa época eles faziam rituais de adoração para Ostara, a deusa da Primavera, que em muitas das suas representações ela aparece junto a um coelho e a ovos.

Até hoje na Bélgica é costume pintar ovos durante a Páscoa

Até hoje na Bélgica é costume pintar ovos durante a Páscoa

O ovo só passou a ser usado em festividades cristãs em 325, quando aconteceu a organização do Concilio de Niceia. Nesta época, os clérigos decidiram ampliar o número de fiéis, e para que isso acontecesse, eles resolveram adaptar algumas antigas tradições e símbolos religiosos a outros eventos relacionados ao ideário cristão. Com isso, surgiram pinturas de vários ovos com imagens de Jesus Cristo e sua mãe, Maria.

Durante o auge do período medial, os reis e nobres para mostrar poder costumavam comemorar a Páscoa presenteando as pessoas com ovos feitos de ouro e cravejados de pedras preciosas.

Os primeiros ovos de chocolate, eram ovos normais que tinham a clara e a gema retirada e depois eram cobertos por chocolate

Os primeiros ovos de chocolate, eram ovos normais que tinham a clara e a gema retirada e depois eram cobertos por chocolate

O ovo que conhecemos hoje feito de chocolate, só foi começar a ser usado após a descoberta da América, quando os espanhóis após entrarem em contato com os maias e astecas que faziam o uso do cacau, divulgaram o alimento no Velho Mundo. Duzentos anos depois, na França, culinaristas tiveram a ideia de fabricar os primeiros ovos de chocolate, porém eles não eram iguais aos que conhecemos hoje, naquela época os ovos eram esvaziados de clara e gema e depois recheados com chocolate. Com o passar do tempo a tecnologia foi evoluindo e os ovos de Páscoa que consumimos hoje surgiu.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas