Você está em: Clikaki »   Educação » Português » Quando usar esse ou este?

Quando usar esse ou este?

Confusão

A língua portuguesa é um dos idiomas mais difíceis do mundo, e cada dia nós aprendemos mais e mais sobre esse fascinante idioma. Saiba aqui quando usar "esse" ou "este".

este ou esse

Apesar de falarmos o português desde pequeno muitas vezes acabamos nos deparando com palavras novas, sentenças novas e regras novas, além do mais o português é um dos idiomas mais difíceis do mundo. Muitas vezes quando vamos escrever algum texto nós acabamos nos confundindo em algumas palavras que são muito semelhantes, como no caso do “esse” e “este”, apesar de muitos não notarem esse erro enquanto leem um texto, é bom você ficar esperto principalmente se você irá fazer alguma redação em uma prova de vestibular, pois esse erro pode custar alguns pontos. Saiba aqui quando usar “esse” ou “este”.

Quando usar “esse”

O “esse” deve ser utilizado para retomar uma oração, um termo ou uma ideia já descrita no texto, como por exemplo: “O Parque Nacional da Chapada é um excelente lugar para passar as férias. Esse ponto turístico é muito conhecido por sua enorme cachoeira”. Ele também pode ser usado para nos dar a ideia de proximidade do ouvinte, exemplo: “Onde você comprou esse computador?”. Em relação ao tempo, o termo “esse” é utilizado no passado e no futuro.

Quando usar “este”

Ao contrário do “esse”, o “este” deve ser usado para introduzir alguma ideia nova que ainda não foi mencionado no texto, como por exemplo: “Este argumento de que mulheres não podem trabalhar é ultrapassado”. Ele também pode indicar proximidade do falante, como no caso: “Este computador é meu”. Em relação ao tempo, o termo “este” é utilizado no presente.

Esses dois termos são classificados pela gramática como pronomes demonstrativos e no geral são usados para que o falante esclareça a identidade de um referente (nome), retomar conteúdos e localizá-lo no tempo e no espaço. Dentre essas funções a mais utilizada é a de retomar idéias já mencionadas. A regra é quase que a mesma para outros termos que confundem muito como “deste” e “desse”, “isto” e “isso” e “disto” e “disso”.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas