Você está em: Clikaki »   Educação » Português » Quem inventou o Braille?

Data de publicadaPublicado em e atualizado em 28 de agosto de 2013 às 16:39
Autor Por: Guilherme

Quem inventou o Braille?

Inclusão

O Braille é um método de escrita para deficientes visuais, disso todo mundo sabe, mas você sabe quem e quando o inventou?. Saiba também um pouco mais sobre esse método e como ler em Braille.

O sistema de leitura Braille, se baseia totalmente na história de vida de um jovem francês chamado Louis Braille. No início do século XIX, na cidade de Coupvray localizada a 45 quilômetros de Paris, Braille nasceu sem nenhum problema visual, mas quando tinha três anos, ele acabou perdendo a visão dos dois olhos após um acidente enquanto mexia em uma ferramenta da oficina de seu pai. Assim como todas as crianças da sua idade, seus pais decidiram o matricular em uma escola comum, apesar de não enxergar e escrever, ele era um dos melhores alunos, pois ele possuía uma incrível habilidade de memorizar todos os ensinamentos passados por seus professores.

Devido ao seu excelente desempenho, Braille conseguiu entrar em uma escola para cegos administrada por Valentin Haüy. Nesta escola já era utilizada um sistema de leitura diferenciado, no qual as letras eram impressas em alto relevo, mas o principal problema desse método era que para escrever as palavras em alto relevo necessitava-se de muito espaço, com isso os livros escritos eram grandes e pesados, por isso a leitura dos mesmos era extensa e cansativa.

Algum tempo depois um novo método de escrita em alto relevo surgiu, ela foi criada por um capitão de artilharia chamado Charles Barbier de La Serre, esse método era conhecido como “escrita noturna”. Esse sistema era muito mais simples e menor que o anterior, e era possível ler com apenas a ponta do dedo, mas apesar da simplicidade, esse código era muito complexo, e devido aos símbolos que eram utilizados, era impossível soletrar as palavras.

Neste mesmo período, Braille começou a se envolver com o mundo da música, após conhecer uma jovem chamada Teresa Von Paradise, que era cega. Devido a diversos apelos feitos por Teresa, foi criado um aparelho que permitia a leitura e a composição de partituras em alto relevo. Assim, Braille se tornou organista e violoncelista, pouco tempo depois ele já havia se tornado um dos músicos mais famosos da cidade e passou a realizar diversos consertos.

Certo dia em um de seus consertos, ele se encontrou com Alphonse Thibaud, depois de uma longa conversa, Alphonse perguntou se ele não desejava criar uma escrita para cegos, mas Braille teve com um pouco de receio de aceitar, pois ele achava que uma escrita para cegos só poderia ser feita por alguém que enxergasse. Mesmo assim, ele se empolgou com o projeto. Depois de 3 anos de pesquisa e experimento, ele finalmente finalizou seu  trabalho, e no ano de 1829, publicou o seu código no livro “Processo para escrever as palavras, a música e o canto-chão, por meio de pontos, para uso dos cegos e dispostos para eles”. Em 1852, Braille morreu e não teve tempo de ver que seu trabalho foi reconhecido.

Como ler em Braille

Ler o Braille é muito simples, assim como a nossa escrita, a leitura se inicia da esquerda para direita, cada célula corresponde a um caractere, ela tem 6 pontos que podem ser preenchidos, permitindo assim 63 combinações. Assim como na língua de sinais que em alguns idiomas são usadas abreviações, no Braille acontece o mesmo, algumas células são utilizadas não  apenas para escrever uma só letra, mas sim uma palavra inteira. Uma pessoa bem treinada em Braille consegue ler até 200 palavras por minuto. A maneira como o número é escrito é similar as letra de A a J, para diferenciá-los existe um sinal que indica que o próximo carácter será um número.

Para escrever em Braille é mais complicado, pois é necessário uma maquina especial. Abaixo uma imagem com o alfabeto em Braille.

Avalie e compartilhe este artigo:

Quem inventou o Braille?
1 voto, média de votos: 5.00 (pontuação: 96%)
publicidade

Deixe o seu comentário

O que é Vitiligo? – Causas e Tratamento

Dicas para vender bem um carro usado

Pedir aposentadoria pela internet

Quando o rádio chegou ao Brasil

Por que os insetos ficam voando em volta da luz?

Anuncie no site | Google + | Direitos Autoriais | Políticas de privacidade |