Você está em: Clikaki »   Educação » Português » Quinhentismo resumo

Data de publicadaPublicado em Autor Por: Ricardo Peroto

Quinhentismo resumo

Literatura

O quinhentismo ocorreu no Brasil durante o descobrimento do nosso país e a colonização do mesmo. Por essa razão, leva o nome de quinhentismo, pois as manifestações literárias se iniciaram no ano 1.500.

O quinhentismo se destacada, tanto pelos textos religiosos, feitos pelos padres colonizadores do Brasil, tanto quanto pela literatura descritiva, feita pelos exploradores.

O quinhentismo se destacada tanto pelos textos religiosos, feitos pelos padres colonizadores do Brasil, quanto pela literatura descritiva, feita pelos exploradores.

O quinhentismo ocorreu no Brasil durante o descobrimento do nosso país e a colonização do mesmo. Por essa razão, leva o nome de quinhentismo, pois as manifestações literárias se iniciaram no ano 1.500. Foram as primeiras literaturas escritas aqui.

Porém, é difícil chamá-la de uma escola literária brasileira, já que os textos da época mostram o ponto de vista do colonizador e muito provavelmente os seus leitores eram europeus.

Literatura dos Jesuítas

A literatura dos jesuítas também é chamada literatura de catequese.

Tal literatura era voltada para os jesuístas e principalmente para o trabalho feito em catequese, com um vocabulário fácil, ingênuo e simples de ler. A ideia deles era converter o índio através de poesias e peças de teatro religiosas.

Numa delas, Padre José Achieta, o principal autor da literatura, encenava quase sempre se opondo aos demônios indígenas, colocando a aldeia em perigo e logo em seguida os santos católicos vindo-os salvar! Foi justamente José de Anchieta quem fez a primeira gramática de tupi-guarani.

Literatura da Informação

A literatura da informação também é conhecida como literatura informativa.

Nela, até agora, não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro; nem lho vimos. Porém a terra em si é de muito bons ares, assim frios e temperados como os de Entre Douro e Minho, porque neste tempo de agora os achávamos como os de lá. Águas são muitas; infindas. E em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo, por bem das águas que tem.
Trecho da carta de Pero Vaz de Caminha

A literatura da informação surgiu quando as pessoas que visitavam nossas terras escreviam cartas para outros europeus afim de dizer as maravilhas que tinham encontrado aqui e como estavam interessados nela. Nas obras era muito evidente a opinião do autor, sempre enfatizando o quão lucrativa a terra podia ser. O mais destacado entre eles foi Pero Vaz de Caminha, em suas cartas.

Essa literatura se destaca por textos descritivos, evidentemente as belas florestas de um país tropical, a fauna, a flora, os índios e características do solo brasileiro, sempre com intenção de lucrar com ela.

Isso é apenas um resumo dos dois primeiros sistemas literários que compõe o Quinhentismo Brasileiro. Foram esses os primeiros textos redigidos em solo brasileiro.

No século XVII, chega ao Brasil o estilo Barroco, consequencia da contra-reforma e do Renascimento.

Avalie e compartilhe este artigo:

Quinhentismo resumo
3 votos, média de votos: 5.00 (pontuação: 97%)
publicidade

Deixe o seu comentário

Como chutar nas provas de questões alternativas

Company of Heroes 2 um jogo de estratégia diferente

Tratamento eficaz contra a celulite

18 anos é a idade certa para responder por um crime?

Como aumentar os inscritos no meu canal do YouTube

Anuncie no site | Google + | Direitos Autoriais | Políticas de privacidade |