Você está em: Clikaki »   Saúde » Tratamentos » Resfriado sintomas e tratamento

Resfriado sintomas e tratamento

Atchim

O resfriado é uma doença bastante comum, e assim como todas as outras ela deve ser tratada da maneira correta para não comprometer ainda mais nossa saúde

O resfriado é uma das doenças mais comuns que nos afetam

O resfriado é uma das doenças mais comuns que nos afetam

O resfriado é, sem dúvida a doença infecciosa muito comum que afeta os tecidos que recobrem o interior do nariz, determinando sua inflamação. Como conseqüência produzem-se mucosidades que no inicio são fluidas e logo depois tornam-se densas.

Que micróbios originam a doença?

Foram isolados numerosos grupos de vírus responsáveis pelas gripes comuns, mas sempre aparecem novas formas com pequenas variações às já conhecidas. O caráter instável desses micróbios faz com que, em muitas ocasiões, as vacinas preparadas para combater certo tipo de vírus não sejam eficazes quando há exemplares que já passaram por mutação.

É muito freqüente que a infecção virótica inicial seja seguida por uma infecção bacteriana secundária.

Embora os sintomas do resfriado sejam conhecidos de todos, quais os mais significativos?

Os calafrios e a dor de cabeça, junto com muitos espirros, secreção mucosa do nariz, obstrução nasal e perda do sentido do olfato. A secreção nasal é sem cor; quando fica espessa assume uma coloração amarelo-esverdeada e indica com isso que entrou na fase bacteriana.

Algumas doenças do tipo alérgico se parecem muito com aos do resfriado…

A mais conhecida é a chamada febre do feno, que consiste numa reação alérgica mucosa nasal provocada pela inalação do pólen de esporos de fungos transportados pelo vento.

Como se contrai a doença?

O contágio se dá por contato com pessoas afetadas, ao inspirarem os vírus e bactérias que se encontram em suspensão nas pequeninas gotículas de saliva que a pessoa afetada expulsa ao tossir, espirrar ou falar.

O contágio se dá por contato com pessoas afetadas

Espirros, calafrios e dor de cabeça são os sintomas mais comuns do resfriado

Os resfriados mais comuns são mais freqüentes ao inverno do que no verão. Por quê?

Tanto quanto a baixa temperatura brusca e a umidade favorecem a infecção da doença, embora por si não sejam responsáveis por ela/ para que se produza é preciso o contato com os micróbios responsáveis. Outros fatores que predispõe a doença são as infecções das amídalas, a hipertrofia das vegetações adenoides e as afecções da mucosa nasal e da parte superior do aparelho respiratório.

Posso ficar imune ao resfriado?

Sim, mas trata-se de uma imunidade transitória, que desaparece em poucos dias e deixa o paciente novamente exposto a novas infecções. Uma pessoa sadia pode ter de 3 a 4 resfriados por ano; se os resfriados se repetem com maior frequência, é conveniente consultar o médico.

Qual o tratamento?

Não existe nenhuma medicação especifica para a primeira fase da afecção. Tome bastante sucos de fruta e qualquer alimento que alivie a secura na garganta e que compensem a falta de água que se produz pelo nariz.

As aspirinas e pulverizantes descongestionantes, assim como a inalação de substâncias balsâmicas, constituem um alivio para o doente, já que reduzem a sintomologia, mas não curam a infeção.

Os antibióticos, só serão administrados quando há o interesse de um modo especial para evitar complicações bacterianas.

Se não houver complicações, a infecções some em 3 dias. Quando acontece a infecção bacteriana, a cura se dá na faixa de 7 a 14 dias.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas