Rios e lagos brasileiros

Gostou? Seja +1!

Categoria: Curiosidades
Postado em:
Home » Curiosidades » Rios e lagos brasileiros





O Brasil é um dos países que mais possuem água no mundo e por isso ele recebe vários turistas que procuram as belas praias do nosso país, pois é muito raro encontrar algum rio ou lago em vários países do mundo. O litoral brasileiro também é bastante explorado pela pesca. Nosso país é banhado pelo Oceano Atlântico de Norte a Sul, numa extensão de 9.000 quilômetros. Existem muitas cidade com portos de elevada importância para o comércio do país. Além das atividades pesqueiras e portuárias, a prospecção de petróleo também contribui muito para a riqueza do Brasil.

Rios

As regiões banhadas pelos rios e seus afluentes e subafluentes formam o que chamamos de bacias hidrográficas ou fluviais. O país possui dois tipos de bacias: as Planálticas, que permitem o aproveitamento hidroelétrico e as de planície, de correnteza fraca, utilizadas somente para navegação.

Principais bacias hidrográficas

Bacia Amazônica – é a maior do país (aproximadamente 1.100 rios). O principal rio é o Solimões-Amazonas. Seus afluentes mais importantes o Negro, o Purus, o Madeira, o Tapajós e o Xingu. Possui condições para navegação e também potencial energético.

Bacia do Tocantins-Araguaia – onde se destacam a hidroelétrica de Tucuruí (Rio Tocantins) e a Ilha do Bananal (Rio Araguaia). Possui potencial para produção de energia, navegação e irrigação.

Bacia de São Francisco – formada pelos rios São Francisco e seus afluentes. São praticadas atividades de pesca, navegação e produção de energia elétrica pelas hidrelétricas Três Marias, Sobradinho, Paulo Afonso e Xingo.

Bacia Platina – formado pelos rios Paraná, Paraguai e Uruguai, subdividida em:

- Bacia do Paraná: rio Paraná, formado pelos rios Paranaíba e Grande, várias hidroelétricas como Itaipu e Urubupungá e ainda as Cataratas do Iguaçu. Seus principais afluentes: Paraguaia, Tiete, Iguaçu e Paranapanema. Conta com a maior potencial energético instalado.

- Bacia do Paraguai: é o Pantanal. Principais afluentes: Taquari e Apa.

- Bacia do Uruguai: é formada pelos rios Canoas e Pelotas. Importante área para a criação de gado e a agricultura do Rio Grande do Sul.

Lagos

Existem muitos lagos no Brasil, divididos em três categorias. Vamos abordar aqueles de maior destaque e suas respectivas classificações:

Lagos de barragem ou litorâneos: Lagoa dos Patos (a maior do país) e as lagoas Mirim, Mangueira, Feia, Araruama, Saquarema, Marica, Rodrigo de Freitas e outras.

Lagos fluviais: Lagoas Amaná, Tefé, Piorini, Badajós, Acará, Macacapuru etc.

Lagos de erosão: destaques para Juparaná e Santa.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes