Você está em: Clikaki »   Saúde » Doenças » Saiba como identificar uma distensão muscular

Saiba como identificar uma distensão muscular

Estiramento

veja pergutnas e respostas sobre a distensão muscular e como tratar

Em que consiste a distensão?

É uma torção ou distensão violenta de uma articulação, que pode chegar a ruptura de algum ligamento ou das fibras musculares próximas.

Como se produz?

Produz-se ao aplicar uma força violenta a um ligamento estendido. Esta força pode dever-se a uma queda, tropeço, levantamento de peso, etc.

Em que pessoas é mais frequente?

Costuma ser nos desportistas e aquelas pessoas que se submetem habitualmente suas articulações a esforços repetidos. Dá-se também em pessoas com fragilidade ou frouxidão congênita, de origem desconhecida.

Que parte do corpo vem-se afetadas com maior frequência?

Especialmente o tornozelo e a costas, mas também são frequentes as torções do punho e do joelho.

Quais são seus sintomas?

No momento de produzir-se a lesão o paciente acusa uma dor aguda ou pontada. Posteriormente aparece inchação, enquanto que a dor mantém-se viva e aumenta ao se realizar o mais leve esforço ou movimento. Ao tocar, observa-se a existência de uns pontos dolorosos no ligamento atingido.

A pele da área pode adquirir uma coloração azulada devido a formação de um hematoma. Se a torção está localizada no punho, os sintomas às vezes se confundem com os de uma fratura, ou artrite.

Todas as torções apresentam igual gravidade?

Não as torções podem ter um caráter leve ou grave. Os leves não debilitam a articulações nem produzem o desprendimento do ligamento, senão unicamente distensão ou torção. Os graves, costumam produzir um desprendimento completo de um ligamento importante.

No pior dos casos pode acontecer que o ligamento permaneça intacto e que o desprendimento se efetue além de sua aderência óssea, arrastando com ele um pequeno fragmento do osso.

Influi na gravidade a articulação em que se localiza?

Em absoluto, ainda que as torções no calcanhar, causadas pelo peso que cai sobre esta articulação e da dificuldade em mantê-la sempre imóvel, faz com que se cure mais lentamente.

Como se pode saber se é uma torção?

Só o exame radiográfico da área dolorida, realizado por um traumatologista, indicará se há uma torção e que característica tem a lesão.

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas