Você está em: Clikaki »   Atualidades » Meio Ambiente » Saiba como ver a chuva de meteoros que acontecerá nesta quarta-feira

Saiba como ver a chuva de meteoros que acontecerá nesta quarta-feira

Astronomia

Chuva de meteoros desta quarta-feira será a maior do ano com aproximadamente 100 meteoros por minuto; Saiba como vê-la

Essa será a maior chuva de meteoros do ano (Imagem: Reprodução)

Essa será a maior chuva de meteoros do ano (Imagem: Reprodução)

Um dos eventos mais esperados pelos fãs de astronomia ocorrerá nesta quarta (12), conhecida como chuva de meteoros das Perseidas. Essa será a chuva de meteoros mais intensa do ano, por isso é previsto que milhares de feixes de luz risquem o céu durante a noite.

Toda a vez que acontece uma chuva de meteoros, significa que a Terra entrou na órbita de um cometa (neste caso, o Swift-Tuttle). Os cometas enquanto viajam pelo espaço ejetam partículas, que ao adentrarem a atmosfera terrestre entram em combustão, graças ao atrito com a atmosfera que faz com que elas queimem. Sendo assim, o brilho que vemos no céu são os rastros deixados pelas partículas em chamas.

Não precisa ter medo, essa chuva não traz perigo algum a Terra (Imagem: Reprodução)

Não precisa ter medo, essa chuva não traz perigo algum a Terra (Imagem: Reprodução)

De acordo com o coordenador do Mestrado em Astrofísica da Universidade Cruzeiro do Sul, Gustavo Lanfranchi, em entrevista a EXAME.com, na madrugada do dia 13 de agosto, poderão ser vistos cerca de 100 meteoros por minuto.

Como ver a chuva de meteoros

Felizmente a chuva de meteoros poderá ser vista a olho nu, ou seja, qualquer um poderá vê-la. Porém, pessoas que moram em cidades grandes, dificilmente conseguiram ver o fenômeno devido a poluição e forte iluminação que dificulta a visão dos rastros. Por isso, se você quer ver, procure ir a algum lugar bem alto e afastado dos grandes centros.

Nas regiões Norte e Nordeste do país o evento poderá ser visto com mais intensidade, devido ao trajeto do cometa Swift-Tuttle. Além disso, não precisa se preocupar, a chuva de meteoros não irá destruir a Terra, pois as partículas são extremamente pequenas e se dissolvem antes de colidir com o solo. A chuva das Perseidas é um evento antigo é já vêm sendo observada ao longo dos últimos dois mil anos, com o primeiro registro conhecido datado no ano de 36, na Ásia, ela ocorre todos os anos no mês de agosto.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas