Saiba quais são os benefícios do feijão

Gostou? Seja +1!

Categoria: Alimentação
Postado em:
Home » Alimentação » Saiba quais são os benefícios do feijão





O feijão carioca é o preferido dos brasileiros e combina perfeitamente com o arroz branco

O feijão carioca é o preferido dos brasileiros e combina perfeitamente com o arroz branco

 

Além de ser um alimento delicioso, esse grão é versátil (serve para pratos doces e salgados) e é riquíssimo em nutrientes fundamentais para a manutenção da saúde. O feijão é rico em fibras, fitoestrogênios, vitaminas e minerais, como proteína, ferro, magnésio, potássio e zinco
O feijão é também fonte de proteínas que é um nutriente estrutural e faz parte de toda a estrutura do nosso corpo. Músculos, todos os órgãos, hormônios, enzimas, unhas, cabelos e pele precisam desse nutriente para manter a sua integridade.

Outra substância bastante presente no feijão é o ferro. Ele tem diversas funções no organismo, a principal delas é fazer parte da composição das hemoglobinas no sangue, que levam oxigênio às células. Além disso, esse nutriente faz parte do processo que gera energia ao organismo, da produção de neurotransmissores e da formação de novas células. Vale lembrar que nosso corpo todo é formado de células.

O feijão branco é muito utilizado em saladas e em pratos com frango

O feijão branco é muito utilizado em saladas e em pratos com frango

O feijão é bastante indicado para as mulheres durante o período de menstruação, pois é necessário fazer uma reposição de ferro maior devido a perda de sangue. Isso serve para as gestantes também, por causa do aumento do volume sanguíneo, de tecidos, células e geração do feto. As crianças e adolescentes também precisam adequar o consumo de ferro dada a condição de crescimento em que se encontram.

Existem dois tipos de fibras presentes no feijão: as solúveis e as insolúveis. Ambas melhoram o funcionamento intestinal. As do tipo solúvel exercem efeito sobre a glicose no sangue, normalizam os níveis de colesterol, fortalecem a imunidade e previnem alguns tipos de câncer.

Porém, a fibra sozinha não é a cura para estas doenças, mas estão associadas à importante melhora quando introduzidas no contexto do tratamento do diabetes e colesterol. Estudos mostram que aqueles que consomem mais fibras apresentam menores incidências de câncer de cólon. É importante também não esquecermos de mencionar sobre o efeito na saciedade. As fibras permitem um esvaziamento do conteúdo do estômago de forma mais lenta e o retardamento na liberação de glicose para o sangue, atenuando a sensação de fome.

O feijão preto é o protagonista das deliciosas feijoadas

O feijão preto é o protagonista das deliciosas feijoadas

O magnésio é um componente importantíssimo para os ossos e músculos que também está presente no feijão. Ele participa da geração de energia, do processamento de nutrientes (como os carboidratos e proteínas) para serem distribuídos ao corpo e também na transmissão de sinais musculares. Sua deficiência pode trazer problemas ósseos e neuromusculares.

Outro nutriente vital presente no feijão é o potássio. Ele mantém o equilíbrio hídrico, osmótico, equilibra o pH, está envolvido no crescimento celular e regula a atividade neuromuscular. Está associado à melhora no controle de hipertensão. O feijão também conta com uma boa quantidade de zinco, que participa do metabolismo de outros nutrientes, na estrutura ósseas, na produção de DNA e nas atividades de sinalização de células no cérebro. Sua deficiência causa anemia, demora na cicatrização, lesões na pele, deficiência no sistema imunológico e problemas de crescimento para crianças e jovens. A pessoas também podem ter o paladar diminuído com a falta de zinco.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes