Você está em: Clikaki »   Saúde » Silicose pulmonar tratamento

Silicose pulmonar tratamento

Saiba o que é a silicose pulmonar, os sintomas, como se contrai a doença, tratamentos e muito mais.

Silicose Pulmonar Tratamentos

O que é a silicose?

É uma doença crônica dos pulmões produzida pela inalação prolongada de pó de sílica ou de seus derivados.

Quais pessoas são mais afetadas?

As que trabalham nas minas de quartzo; os mineiros e trabalhadores que perfuram rochas para abrir galerias, os pedreiros; os que trabalham em fábricas de cimento e em fundições etc.

Que tipo de dano sofrem os pulmões?

Os minúsculos cristais de sílica que são inalados ao se respirar depositam-se no interior dos pulmões, produzindo uma inflamação crônica e uma alteração do tecido pulmonar que, com o passar do tempo, causa graves dificuldades na respiração.

Depois de quanto tempo de inalar pó de sílica aparece a silicone?

Na maioria dos casos passam-se pelo menos quinze anos antes que apareçam as primeiras manifestações: tosse seca, dor no tórax e dificuldades para respirar: Se o paciente continuar exposto ao pó de sílica surge a deficiência cardiocirculatória e, com frequência, tuberculose.

É possível a cura desta doença?

A silicose não tem cura, já que as lesões pulmonares que provoca são irreversíveis. Contudo, se o paciente deixar de se expor a pó de sílica a doença evoluirá muito lentamente, e finalmente chegará a uma situação estacionária.

É conveniente se submeter a algum tratamento?

Sim, já que adotando-se as medidas necessárias poderá levar a uma vida praticamente normal.

Será possível, inclusive, fumar?

O habito de fumar ou qualquer outra carga adicional para os pulmões, como a contaminação ambiental, contribui para agravar a doença.

A silicose é causa de invalidez profissional?

O grau de invalidez dependerá da fase em que se encontre o processo da doença. Em qualquer caso o paciente diagnosticado como tenso silicose não poderá continuar trabalhando em um ambiente em que tenha que respirar pó de sílica ou de seus derivados (asbesto, amianto, talco, etc).

Existe alguma forma de previnir o aparecimento da silicose?

Sim, já que a doença é incurável as medidas de prevenção tem importância fundamental. Em todos os lugares onde se produz pó de sílica ou de seus derivados deve ser instalados ventiladores e aspiradores que limpem o ambiente e eliminem o pó ou o reduzam ao mínimo, assim como sistemas de umidificação continua dessas rochas é também, importantíssimo o uso de mascaras antipó.

O que se aconselha ás pessoas que trabalham em ambientes perigosos?

Em primeiro lugar, que cumprar rigorosamente as normas de higiênicas. Por outro lado, é indispensável que se submetam a revisões médicas todos os anos, com objetivo de detectar a doença desde o primeiro momento, quando ainda não se apresentou nenhum sintoma.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas