Você está em: Clikaki »   Saúde » Sintomas da gripe

Sintomas da gripe

Fique atento

Para conseguir combater mais rapidamente e não confundir com outro doença, saiba quais são os principais sintomas de uma gripe.

gripe
A gripe é uma das doenças mais comuns que nós podemos contrair, por isso é precisa saber corretamente quais são seus sintomas, evitando assim que você acabe confundindo uma doença mais séria com uma simples gripe.

Como se sente uma pessoa gripada?

Você sabe qual a diferença entre a gripe e o resfriado? A gripe pode matar? Veja mitos e verdades sobre a gripe clicando aqui.

Um ou dois dias depois de haver se dado o contágio, aparecem subitamente dor de cabeça, dores musculares (principalmente pernas e costas), febre e uma considerável sensação de cansaço. Esta primeira proliferação de sintomas, que em muitos casos são acompanhados de perda de apetite, náuseas, prisões de ventre, recebe, em termos populares o nome de “trancazo”.
Quando aqueles sintomas começam a regredir, entra na segunda fase, na qual surgem ou pioram os problemas respiratórios, manifestado por tosse, ronqueira, espirro e dor no peito.

O desenvolvimento do ciclo é longo?

Não. Oscila entre dois ou três dias e uma semana, embora uma ligeira sensação de cansaço e inapetência possa prolongar-se, como efeito residual, durante várias semanas.

Alguns recomendam as vitaminas ou tônicos para combater a sensação de cansaço, mas sem qualquer eficácia. O cansaço deriva da persistência dos efeitos tóxicos da infecção e eles só cedem progressivamente, de maneira espontânea.

Pode-se dizer que a gripe é uma doença benigna?

De uma forma geral, sim, embora não se deva esquecer dos casos que apresentam complicações. Destas, a mais freqüente é a pneumonia, conseqüência a que são propensas tantas pessoas de idade avançada como os lactantes, e nos dois casos pode ocorrer casos galopantes.

A taxa de mortalidade em decorrência da gripe varia entre dois e cinco por cento da população, segundo a virulência da epidemia.

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas