Você está em: Clikaki »   Saúde » Tratamentos » Sintomas e tratamento da gastrite

Sintomas e tratamento da gastrite

Transtornos digestivos

Conheça um pouco mais sobre a gastrite, seus sintomas e a melhor maneira de tratá-la.

Gastrite

A gastrite é um dos transtornos digestivos mais frequentes. (Foto: Reprodução)

O que é a gastrite?

É uma inflamação da mucosa do estômago provocada por um agente irritante. Pode apresentar-se de forma brusca, dando lugar a uma afecção aguda, ou instaurar-se paulatinamente convertendo-se numa doença crônica.

Existem pessoas especialmente predispostas a contraí-las?

É difícil dar uma resposta concreta. A gastrite aguda não costuma requerer assistência médica já que na maioria dos casos evolui favoravelmente em poucos dias. A gastrite crônica é relativamente freqüente em crianças e em pessoas com mais de 60 anos.

Quais são as principais causas da inflamação?

A gastrite aguda continua ocorrer como conseqüência da ingestão de comida em quantidade excessiva ou mastigada de forma incompleta, do abuso de álcool e de tabaco, e da intoxicação por substâncias ou certos medicamentos; em algumas ocasiões acontece associada a infecções generalizadas do organismo (febre tifoide, sarampo, catapora) ou a uma dentadura deficiente. As formas crônicas se apresentam frequentemente devido a ingestão persistente das mesmas substâncias irritantes responsáveis pelas formas agudas e às vezes acompanham transtornos tais como o diabetes ou as alterações hepáticas.

Que sintomas manifesta o paciente?

A forma aguda produz sensação de peso no estômago; náuseas e frequentemente vômitos; diarreia ou constipação, e febre ligeira, que ocasionalmente alcança os 38ºC. O paciente queixa-se também de desânimo e língua saburrosa (língua suja).

Como conseqüência da gastrite pode ocorrer hemorragias nas paredes do estômago?

Não são freqüentes. Mas apresentam-se quase que exclusivamente quando a gastrite tem sua origem no excesso de bebidas alcoólicas.

Tratamento para a gastrite

Uma dieta adequada deve ser a melhor maneira de se combater uma gastrite aguda?

Ovo, mamão, batata, brócolis, gelatina e pão integral, Iogurte, água de coco, sucos naturais são aliados contra a gastrite. (Foto: Dreamstime)

Ovo, mamão, batata, brócolis, gelatina e pão integral, Iogurte, água de coco, sucos naturais são aliados contra a gastrite. (Foto: Dreamstime)

Efetivamente. Em muitos casos não é necessário recorrer a medicamentos; somente deve-se ter a precaução de evitar a ingestão de substâncias que possam irritar a mucosa gástrica, tais como: café, álcool, aperitivos e condimentos picantes, conservas etc. Também é conveniente abster-se de fumar ou ingerir alimentos muito quentes ou gelados. É aconselhável evitar alimentação excessivas e, em compensação, reduz o intervalo de tempo entre as refeições.

O descanso após as refeições ajuda na digestão?

Deitar-se meia hora após cada refeição favorece o trabalho do estômago.

Quando a gastrite passa a ser crônica, as manifestações persistem durante muito tempo?

A evolução da gastrite crônica é muito variável; geralmente segue um processo que dura várias semanas, mas, em alguns casos, as manifestações persistem durante meses ou mesmo anos.

A falta de apetite é um dos sintomas mais comuns da gastrite crônica?

A inapetência vem acompanhada de uma sensação de opressão no estômago, depois de se ingerir uma quantidade normal de alimentos; este mal estar não pode ser combatido com medicamentos. Outros sintomas são a sonolência, a língua pastosa, a dor de cabeça, as náuseas e mesmo pequenos vômitos matinais de mucosidade e líquidos. A gastrite crônica, por tratar-se de agressão persistente à mucosa gástrica, ocasiona uma alteração nos fenômenos fisiológicos da digestão mais proeminente que na gastrite aguda.

É possível confundir gastrite crônica com câncer de estômago?

São duas doenças que apresentam sintomas semelhantes, além do que, em certas ocasiões, ocorrem juntas. A gastrite crônica pode também confundir-se com outras alterações do aparelho digestivo tais como o chamado cólon irritável e algumas doenças da vesícula biliar.

Embora quase todos conheçam remédios para a gastrite aguda, é aconselhável procurar um médico?

Os que sofrem de um transtorno agudo devem fazê-lo se o processo inflamatório não se resolver em dois ou três dias, já que pode estar associado a outra doença. Por outro lado, deve-se procurar o médico sempre que se suspeita da existência de uma gastrite crônica com a intenção de que, após um diagnóstico correto, se estabeleçam medicação e dieta adequadas.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas