Você está em: Clikaki »   Saúde » Sintomas e tratamentos da Sinusite

Sintomas e tratamentos da Sinusite

Saiba o que é a sinusite, os seus sintomas e tratamentos.

Sintomas da Sinusite

O que é sinusite?

Sinusite é uma inflamação aguda ou crônica da mucosa que reveste as paredes de um ou vários seios paranasais.

O que são seios paranasais?

São cavidades dos ossos do rosto e da base do crânio que estão em comunicação com as fossas nasais através de canais estreitos. Os seios pranasais são bilaterais e recebem este nome do osso onde estão encavados: frontais, maxilares, etmoidais e esfenoidais, os frontais e os maxilares são afetados com maior frequência pela doença.

A que se deve a sinusite aguda?

À presença no seio paranasal de um micróbio que provoca a inflamação da mucosa que reveste seu interior. A causa da infecção pode ser um processo infeccioso localizado inicialmente nas fossas nasais, ou cáries dentárias dos primeiros premolares superiores; está última causa só afeta os seios maxilares, em contato com as raízes dos premolares.

Existe fatores que favoreçam o aparecimento da sinusite?

Sim, principalmente a obstrução do conduto que liga as fossas nasais aos seios, o que determina a drenagem insuficiente destes e o estancamento, em seu interior, da secreção da mucosa, terreno propício para odesenvolvimento dos micróbios; a obstrução pode ser congênita ou produzir-se por mudanças bruscas da pressão (nos aviadores, nadadores, etc.), por inflamação ou alergia. As frequentes rinites, às vezes condicionais por fatores de irritação ( como o fumo e o pó ) produzem um aumento da espessura mucosa nasal que dificulta o fluxo dos seios paranasais e favorece a sinusite.

Quais os seus sintomas?

O sintoma mais típico é uma dor intensa que se localiza na órbita ocular – o ângulo interno do olho – ou na testa e que costuma ser acompanhada de febre, dor de cabeça difusa e inchaço do rosto. Também pode haver obstrução nasal e perda do sentido do olfato. Pelo nariz se secreta um líquido mucopurulento, de cor amarela, que exala mau cheiro.

O que é sinusite crônica?

É um estado de inflamação permanente de um ou vários seios paranasais. Esta inflamação pode reativar-se com a ingestação de álcool ou em decorrência de baixas temperaturas, o que origina novos episódios de sinusite aguda, cada vez mais difíceis de curar.

Aparece sempre depois de repetidos episódios de sinusite aguda?

Não. A sinusite crônica também pode ser originada pela obstrução congênita dos condutores de drenagem, assim como por uma inflamação dentária desconhecida que age como foco reativador da infecção sinusal.

E como agir quando se apresenta uma sinusite?

Todos os remédios caseiros costumam ser inúteis; portanto, omais conveniente é fazer um tratamento a sério com um espelicialista. É nacessária atenção especial no caso das sinutes agudas, nas quais o tratamento tem de ser precose e enérgetico.

Em que que consiste este tramento?

Baseia-se na adminstrção de antibióticos e remédios descongestionantes. Nos casos mais graves é necessária uma intervenção cirúrgica.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Comentários

Madalena Pereira comentou:

A uns anos atras tive problemas com sinusite aguda . Desde dezembro que ando com rouquidao e por vezes perco a voz . Tera a rouquidao a ver com sinusite?

Responder
    admin respondeu:

    O site é de caráter informativo, apenas. Seria de bom grado consultar um médico. Obrigado pela visita e volte sempre (:

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas