Você está em: Clikaki »   Educação » Ciências » Substâncias orgânicas e inorgânicas transportadas pelo sangue

Substâncias orgânicas e inorgânicas transportadas pelo sangue

Pela corrente sanguínea...

Para manter o equilíbrio interno do corpo, combater infecções e manter a vida, o sangue precisa transportar muitas substâncias importantes.

As

O sangue é transporta diversas de substâncias, além do oxigênio, para manter o nosso corpo em funcionamento. (Foto: Ilustração/Reprodução)

Entre as substâncias orgânicas que contém o sangue, tem especiais importâncias às proteínas e a glicose:

  • A quantidade normal de proteínas oscila entre 6,5 e 7,5 gramas por cada 100 centímetros cúbicos de sangue.
  • O conteúdo de glicose é inferior (de 80 a 100 miligramas), mas pode aumentar consideravelmente quando certas doenças, como por exemplo, os diabetes ou até depois das refeições, naturalmente.

O sangue contém também algumas substâncias inorgânicas que mantém o equilíbrio interno do corpo. As células necessitam destes elementos para sua atividade vital. Desses elementos, dentre eles estão:

  • Sódio
  • Potássio
  • Cálcio
  • Cloro
  • Magnésio

A hemoglobina é uma das proteínas hemácias que transporta oxigênio, ela contém 574 aminoácidos. Se acontecer de apenas um aminoácido glutâmico, for substituído por outra chamada valina, provoca a alteração na forma hemácia, o que caracterizaria uma anemia grave.

Em seu trabalho incessante, o sangue se encarrega também de transportar os hormônios e outras secreções internas do organismo.

Graças a ele podemos combater as infecções e intoxicações com os anticorpos ou com as antitodoxinas adequadas, que atuam no lugar preciso do corpo doente.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas